Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: DROGARIA PROGRESSO/ REDE FARMAGENTE,

Alunos produzem livro e participam de noite de autógrafos

Cordeirópolis voltou a descobrir como é encantador a capacidade de escrever, articular ideias, colocar no papel a fantasia e o imaginário. Esta emoção pode ser percebida através dos alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino ao serem os protagonistas de suas próprias histórias e ao compartilharem de uma noite de autógrafos. 
A exibição ocorreu nos dias 04 e 06 de dezembro, na Câmara Municipal de Cordeirópolis, onde os trabalhos promovidos pela Secretaria de Educação foram apresentados.
O projeto “Pequenos leitores, grandes escritores” teve início no ano de 2009 e, este ano teve a sua quarta edição. A proposta foi idealizada pelo então secretário de Educação na época, Adinan Ortolan. O educador, hoje prefeito do município, acredita que este trabalho amplia o gosto pela leitura e eleva a oportunidade de transformar os alunos em autores de sua própria obra.
 “Após alguns anos sem publicação, achei muito importante retomarmos este projeto nas escolas de nossa cidade, uma vez que, esses alunos/escritores usam a criatividade como resultado de sua experiência de vida escolar e, que futuramente esteja aliado a uma carreira profissional brilhante desses pequenos leitores e grandes escritores”, ressaltou o prefeito.
A secretária de Educação, Angelita Ortolan, contou passo a passo da construção desse trabalho e relatou sobre a experiência de incentivar o nascimento de novos escritores em Cordeirópolis.
 “Este trabalho teve início no mês de março quando os alunos foram visitar a Editora Adonis em Americana e, puderam conhecer de perto “como nasce um livro”, através do contato com o setor de arte e produção. Depois começou o outro lado, a exploração e a criatividade, o desenvolvimento artístico coletivo e a imaginação. Tudo isso, pensado com muito carinho, a fim de estimular o hábito de ler e potencializar a literatura para esses pequenos cordeiropolenses”, comentou a secretária.
Prazer e descobertas. Esta foi a avaliação da coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti, sobre a incrível noite de autógrafos. Para ela, este momento ficará registrado na memória e nas páginas do livro de cada personagem dessa história. “Este encontro foi em clima de festa, emoção e alegria. Começou com a apresentação das seis escolas do Ensino Fundamental e finalizou com o registro de cada aluno, que presenteou seus familiares com um livro autografado, para memorizar esta aventura inspiradora”, relatou Eliane.
PRODUÇÃO:
A 4ª edição desta publicação, foi projetada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e contou com estruturação da coordenadora, Eliane Cristina Boteon Pezzatti, as organizadoras, Angelita Ortolan e Silvana Alves Melo. As gestoras, coordenadoras, professores e os alunos das seis escolas da rede municipal de Cordeirópolis, também contribuíram para a realização dessa história educativa.
Todas as fotos das duas noites de autógrafos estão no Portal JE10 e também em sua fanpage.
#cordeiropolis #je10 #noitedeautografos


Deixe um comentário Para "Alunos produzem livro e participam de noite de..."