Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: FARMÁCIA DA TERRA,

Banco de Áreas para Reflorestamento irá restaurar nascentes

A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis está implantando o Banco de Áreas para Reflorestamento, projeto que está sendo desenvolvido por meio do cadastramento das áreas que possuem nascentes no município. “A ideia é incentivar a parceria com os proprietários rurais que tenham interesse em preservar e melhorar a qualidade da água em sua propriedade. Em meio a este projeto, o órgão também visa intensificar junto aos proprietários de nascentes a importância do reflorestamento”, explicou o secretário responsável pela pasta, Joaquim Dutra.
 
O banco de áreas é um cadastro de áreas disponíveis para restauração ecológica nas propriedades que contém nascentes. A proposta deste projeto é recompor as margens das áreas de preservação permanente, lembrando que, as matas ciliares são sistemas essenciais do equilíbrio do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Essa vegetação cumpre importantes funções ambientais como proteção ao solo e à água, redução de assoreamento de rios, entre muitos outros benefícios.
 
A secretaria ressalta que a adesão de plantas e árvores são gratuitas, e para ingressar neste programa, antes do plantio, um diagnóstico será realizado pelos técnicos, a fim de saber se o local terá condições e espaço para cultivar as mudas. O objetivo é que os proprietários preservem suas nascentes, beneficiando não só sua propriedade, como também respeitando a biodiversidade do meio ambiente.
O secretário conta que as nascentes podem deixar de existir quando perdem a vegetação devido ao desmatamento e que por isso repor o que foi tirado pelo homem é necessário e contribui para a produção de água, bem indispensável à nossa sobrevivência. “Por esta razão, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deseja auxiliar o pequeno agricultor, a fim de preservar esses cursos de água, que desde a crise hídrica que vivemos em 2013, são responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população”, explicou o secretário.
 
Como funcionará?
 
Os interessados em participar do programa de Banco de Áreas para Reflorestamento devem apresentar o extrato do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e comparecer a Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Praça Francisco Orlando Stocco, 35, no centro. Para mais informações, ligue no telefone 3546-9900 ou pelo e-mail: cassiano.sma@cordeiropolis.sp.gov.br.


Deixe um comentário Para "Banco de Áreas para Reflorestamento irá restaurar nascentes"