Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: FARMÁCIA DA TERRA,

Exposição “Ser Imigrante” é aberta

Foi aberta hoje, 06, de novembro a exposição “Imigrante: O mesmo e o outro” na casa de Cultura de Cascalho do Museu do Imigrante de São Paulo em parceria com a Associação Trevisani Nel Mondo de Cascalho.
A exposição veio da capital paulista e propõe a discussão por meio de imagens, depoimentos, notícias de jornais e trechos da legislação e oferece também a experiência de passar pelos trâmites burocráticos que enfrentam os estrangeiros que desejam permanecer no Brasil em caráter temporário ou permanente.
Assim, o intuito do Museu da Imigração é convidar o público a ser um estrangeiro entrando no Brasil durante o tempo que estiver nesta exposição. No local há um folder que será o passaporte para o visitante, e ao longo da exposição guichês representando órgãos oficiais que  fornecerão licenças e vistos necessários para a entrada e permanência em território nacional. 
A proposta ao visitante, a partir desta experiência, não é só aquele que olha, mas também aquele que é visto.
A exposição prossegue até o dia 29 de janeiro de 2017. Os dias de visita são: quarta, quinta e sexta das 13h às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h.
No local há também um grande acervo das primeiras famílias italianas e portuguesas que chegaram no Bairro de Cascalho como: imagens sacras e história do padre Luiz Stefanello, bem como a cozinha que traz verdadeiras relíquias de época, com móveis rústicos e o tradicional fogão a lenha, onde eram preparadas as deliciosas quitutes.
O local é a casa de Cultura de Cascalho e todo primeiro domingo do mês há um delicioso café da manhã preparado por moradoras do bairro e com alguns pratos típicos da época.


Deixe um comentário Para "Exposição “Ser Imigrante” é aberta"