Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: FARMÁCIA DA TERRA,

Medicina em Araras – previsão processo seletivo seja em fevereiro

 A Faculdade São Leopoldo Mandic – Araras pode iniciar as aulas da primeira turma do curso de medicina já no começo de março de 2017. A previsão do comando da instituição, que se reuniu com o prefeito Nelson Dimas Brambilla na tarde do dia 18, na Prefeitura de Araras, é de que o processo seletivo ocorra em fevereiro, com 55 vagas, sendo 5 delas com bolsas de estudos integrais .
      Ocupando instalações que a SL Mandic alugou do Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – Unar, no Parque Santa Cândida, o curso está entre os 36 autorizados pelo MEC (Ministério da Educação) dentro do programa federal Mais Médicos, que visa ampliar a oferta de formação desses profissionais para beneficiar o acesso à saúde em todo o País.
      Durante essa primeira reunião com a administração municipal, José Luiz Cintra Junqueira, diretor geral da SL Mandic, afirmou que ele e sua equipe vêm trabalhando em Araras há algumas semanas e que, durante esse período, reforçou a constatação de que a estrutura de saúde pública do município é considerada pela instituição uma referência e uma aliada da qualidade do ensino de medicina que se pretende alcançar na cidade. “Nós ficamos muito impressionados com a estrutura de saúde pública daqui. Não se vê em muitas cidades, é realmente uma referência e nosso aluno de medicina terá um excelente campo para sua formação, em contato com pacientes já no primeiro ano da graduação”, explicou ele.
      Junqueira ressaltou a importância do protagonismo da administração municipal para materializar o curso de medicina em Araras e disse acreditar que será decisivo para a implantação e consolidação do curso o apoio mútuo das instituições envolvidas – SL Mandic, Prefeitura e Santa Casa de Misericórdia de Araras – bem como dos municípios vizinhos, que são Leme, Conchal e Pirassununga, que somaram esforços para a vinda do curso. “Ao longo desses mais de dois anos de convívio e contato com o prefeito Brambilla, pudemos conhecer e comprovar que aqui está mais do que um gestor público, está um idealista e temos a certeza de que, com isso, iniciaremos uma navegação conjunta, para consolidar o curso de medicina em Araras com a excelência que nossa instituição já apresenta nessa mesma graduação em Campinas, onde também ensinamos Odontologia”, afirmou. “Temos notas máximas porque fazemos altíssimos investimentos nos cursos e no corpo docente” acrescentou ele.
 
Corpo docente e contrapartidas

Junqueira também falou do objetivo da Faculdade São Leopoldo Mandic – Araras contar com um corpo docente que tenha profissionais da cidade. “Nós estamos buscando diálogo amplo. Queremos, claro, contar com docentes daqui, sempre dentro da premissa de oferecer ao estudante de medicina uma formação que priorize o atendimento humanizado aos pacientes. Fazemos absoluta questão disso, praticamos esse ensino com foco na humanização em Campinas e buscamos essa qualidade nos nossos docentes. Temos até mesmo alguns termos de compromisso assinados por aguns profissionais médicos de Araras e esperamos contar com muito mais, em breve”, declarou.
O diretor da SL Mandic lembrou que a instituição, em cumprimento ao edital do MEC para seleção das instituições que vão ministrar os novos cursos de medicina, repassará ao município contrapartidas que ajudarão no crescimento e desenvolvimento da cidade.
 
Esforço conjunto

Brambilla reforçou aos diretores da SL Mandic o compromisso da Prefeitura com o sucesso da implantação e da consolidação do curso de medicina na cidade. “É um trabalho de longo prazo, que começou ainda em 2013 e envolveu imenso esforço, que não pode parar. Hoje nós estamos à frente da gestão municipal, em alguns meses não estaremos mais, porém esta é uma conquista tão importante e que pode beneficiar tanto a rede pública de saúde, que a Prefeitura e demais envolvidos vão tratar com muito respeito, sem invadir atribuições, mas com muita responsabilidade”, disse o prefeito.
Ele também fez questão de ressaltar a confiança na solidez do trabalho da mantenedora do curso de medicina em Araras. “Sabemos da credibilidade que tem essa instituição e do zelo que tem para com sua estrutura, docência e qualidade de ensino. Acho que teremos em Araras a oportunidade de, juntos, fazermos a diferença na educação em saúde e na formação de mais médicos para a cidade, a região e o país”, declarou.
O chefe do Executivo de Araras estava acompanhado dos secretários: Vandersi Pavan Bressan (Saúde), Eduardo de Moraes (chefe de Gabinete), Elizabeth Cilindri (Educação), Léo Gurnhak (Governo e Relações Institucionais), Sérgio Colletti Pereira do Nascimento (Assuntos Jurídicos), João Bianco (Administração), Marizeth Baghin Morandim (Fazenda) e Ana Maria Devides (Comunicação).
Já Junqueira trouxe consigo Jussara Moreira Passos Cintra Junqueira, vice-presidente da mantenedora, Fabiana de Menezes Succi, vice-coordenadora de Medicina, Guilherme de Menezes Succi, coordenador do curso de medicina, Ana Maria de Mattos Rettl, diretora acadêmica, Susana Moreira Passos, diretora financeira, Tatiana Sabadini Rezende, diretora de comunicação, Gustavo Meneguine Daltoé, diretor de infraestrutura e Mônica Orsolini, diretora de T.I.
Depois da reunião no Gabinete do prefeito, a comitiva da SL Mandic foi com o prefeito e com o chefe de Gabinete Eduardo de Moraes visitar a Santa Casa de Misericórdia/Hospital São Luiz.
Fonte:Secom/PMA


Deixe um comentário Para "Medicina em Araras – previsão processo seletivo seja..."