Quarta inicia exposição sobre a cultura caipira na Câmara

  • 0
  • 39 views


Inicia nesta quarta-feira,10, na sede da Câmara Municipal de Cordeirópolis recebe, a partir de quarta-feira, 10, a exposição itinerante Porta, Porteira e Portão: Modos de Falarrr e Costumes do Interiorrr. 
A mostra é realizada por meio do Edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP). As visitas gratuitas seguem até 16 de junho.
Porta, Porteira e Portão reúne painéis, placas interativas e objetos que abordam temas como música, literatura, religião, festas, culinária e folclore, com a intenção de resgatar o estilo de vida no interior e demonstrar que a cultura caipira se reinventou com o passar dos anos. A curadoria é assinada pelo museólogo Rodrigo Santos e pela historiadora Renata Gava, da Engenho Cultural Assessoria e Consultoria.
Exposição
Uma instalação mescla fitas de cetim coloridas e os antigos monóculos fotográficos. Nela, há uma seleção de 15 imagens, do acervo da Casa da Cultura de Cascalho. Entre as fotografias em preto e branco estão de importantes pontos da cidade, como a avenida Presidente Vargas, Cine Paulista, Cordeiro Clube, Estação Ferroviária, praça Orlando Stocco, assim como o bairro de Cascalho.
O espaço expositivo foi concebido fazendo alusão a estruturas de portas, portões e porteiras de madeira rústica. Além da utilização de artesanato local, há gaiolas e símbolos referenciais do interior paulista, com uma leitura contemporânea. Uma tela em branco instiga: “quais expressões, simpatias e ditos populares você conhece?”. Nela, o visitante pode escrever o que vem à mente.
A exposição traz também curiosidades sobre remédios e benzedeiras, informações sobre as histórias de saci-pererê, curupira, lobisomem, além de expressões da tradição oral caipira. Os visitantes podem levar filipetas para a casa e as crianças que fizerem visitas em grupo, agendadas por escolas, recebem uma cartilha com caça-palavras, código secreto, jogo dos sete erros e desenhos para colorir.
Inicialmente, a itinerância da mostra estava prevista para a Casa da Cultura de Cascalho, mas a Associação Trevisani Nel Mondo, que mantém o espaço, solicitou a realização na Câmara de Cordeirópolis, já que as instituições firmaram parceria para o fomento da cultura no município. “Constatamos, também, que o espaço físico seria mais adequado para receber a exposição e os visitantes. Exposição esta muito importante para a cidade de Cordeirópolis”, diz Delba Jussara Celotti, responsável pelo atendimento ao visitante na Casa da Cultura de Cascalho.
Cidades envolvidas
Desenvolvida especialmente para a região de Campinas, a mostra contempla seis cidades. O primeiro espaço a receber o material foi o Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi, em Santa Bárbara d.Oeste, entre fevereiro e março. Depois disso, a exposição esteve em Campinas, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, no distrito de Joaquim Egídio, de 30 de março a 7 de maio. Os parceiros locais da exposição são a Prefeitura de Cordeirópolis e a Associação Trevisani Nel Mondo.
SERVIÇO – "Porta, Porteira e Portão: Modos de Falarrr e Costumes do Interiorrr. De 10 de maio a 16 de junho, na Câmara Municipal de Cordeirópolis (rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet). 
Visitas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. Informações e agendamentos para visitas em grupo: (19) 3546-9090.
Loja Barbosa (3)
raros-2
Prev Post Prefeitura realiza coleta de pneus velhos
Next Post App JE10 premia aluna com um tablet
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp