Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: FARMÁCIA DA TERRA,

Saúde realiza campanha de Tuberculose em Cordeirópolis

No período do dia 05 até o dia 19 de março, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Municipal, promoverá ações voltadas a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório (1ª fase), cujo objetivo é mobilizar a população para a descoberta precocemente de possíveis casos de tuberculose no município. Durante esses dias os funcionários irão conversar com os cidadãos sobre a presença de tosse e qual a duração para descobrir mais previamente os casos.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, todas as unidades de saúde já estão preparadas para orientar sobre a coleta do exame. 
“A realização do exame de escarro é de suma importância. Diante disso, os profissionais estarão orientando como proceder para ter uma coleta adequada e satisfatória do material. Por isso contamos com a compreensão de toda as pessoas para que participem desta campanha”.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. O micróbio responsável pela tuberculose passa de uma pessoa para outra e que atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do corpo. O principal sintoma é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de antibióticos por cerca de seis meses. 
“A melhor maneira de se prevenir é identificar rapidamente a doença para tratá-la, reduzindo a chance de contaminação do ar, para que não fique contaminado e não espalhe a transmissão do bacilo à outras pessoas”, pontuou a enfermeira.
Em Cordeirópolis o tratamento é realizado de forma sistemática para facilitar o acesso a esse paciente que está em tratamento, pois a medicação é feita de forma supervisionada e diária na unidade de saúde.
 “O tempo necessário para o tratamento completo da doença é, em geral, seis meses. Lembrando que todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico”, concluiu Nayara.
#cordeiropolis #je10 #campanhatuberculose


Deixe um comentário Para "Saúde realiza campanha de Tuberculose em Cordeirópolis"