Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão:

270 toneladas de pneus são recolhidas em Cordeirópolis

Trabalho consiste em recolhimento de pneus e lixo eletrônico

Há uma estimativa  que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos. Com essa demora já se considera os inúmeros danos que esse material pode causar ao entrar em contato com o meio ambiente? Em Cordeirópolis somente em 2019 foram recolhidos 270 toneladas de pneus, materiais que deixarão de contaminar o meio ambiente.

Para todo esse trabalho, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Reciclanip, realizou uma operação de recolhimento de pneus inservíveis. Este trabalho acontece no município desde 2017. Todo esse material foi para um local de recolhimento que está montado no Centro de Reciclagem que foi inaugurado em 2019 pela Prefeitura. O ponto está localizado no antigo matadouro, onde os pneus são alocados e recolhidos pela empresa responsável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a a ação de reciclagem está integrada à melhoria da qualidade de vida da população e de outros municípios que aderem a essa ideia.

“O processo é desenvolvido com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e não tem nenhum custo para o município. Os moradores levam seus pneus inservíveis e o processo de recolhimento é efetuado e acompanhado por um servidor da Prefeitura. Após este procedimento, a coleta é direcionada a uma empresa especializada, localizada em São Paulo, que é responsável por acondicionar os pneus até que os mesmos sejam reciclados e transformados em diversos produtos”, informou Dutra.

Além de um descarte correto dos pneus, há ainda o principal fator que é a saúde da população, pois é de extrema importância para evitar o acúmulo de água, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya. Além desse material, a Prefeitura recolhe o lixo eletrônico como os monitores de computador, telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos comuns. Esses materiais podem ser depositados no ecoponto no pátio da Prefeitura ou no barracão de reciclagem.

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "270 toneladas de pneus são recolhidas em Cordeirópolis"