Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Alunos encerram a 1ª Semana Desafio de Ideias com inovações

Com três soluções, alunos surpreendem empresários com as inovações apresentadas

Inovações, visão de futuro tecnológico e muita determinação definiram os 50 alunos entre 14 e 17 anos da escola estadual Cel José Levy durante a primeira semana de cursos realizada em Cordeirópolis. O Desafio de Ideias e o Inova Indústria, foram momentos de aprendizado, compartilhamento de ideias, conhecimentos, superar obstáculos e o principal: se conhecer, saber reconhecer o seu potencial perante às dificuldades para buscar uma solução aos problemas apresentados por três empresas.

A semana inovadora aconteceu de 21 a 25 de outubro na Câmara Municipal de Cordeirópolis, onde contou com o apoio dos  nove vereadores utilizando os gabinetes para buscarem ideias, fazerem pesquisas e estudarem sobre o assunto. As empresas Fundimazza, Incefra e Zeus deram um foco a ser solucionado pelos alunos, juntamente com professores do Senai da região, além dos mentores e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a estrutura da Prefeitura e Câmara Municipal.

O encerramento contou com muita animação dos estudantes, professores e até o discurso do aluno, pois somente eles poderiam falar o que representou essa semana de inovação. Assista aqui.

Já o Inova Indústria foi uma semana de cursos e palestras, todos gratuitos e aberto ao público com vários focos tecnológicos e inovador.

Preparação para a Semana 

Os alunos receberam no início do mês de outubro um treinamento, com diversas dinâmicas com o objetivo em aprender a analisar com visão empreendedora a cada situação que enfrentariam diante das dificuldades. Após toda essa preparação seriam selecionados os alunos para a semana empreendedora, porém, devido ao empenho dos alunos e potencial analisado pela equipe do Senais, todos os alunos passaram por essa etapa.

Desafios 

Os alunos foram divididos em equipes, sendo que cada cor tinha um padrinho, os vereadores, onde apoiaram cedendo seus gabinetes. As empresas participantes foram: Fundimazza, e o seu desafio era elaborar algo inovador pelos 20 anos de fundação. A segunda empresa: cerâmica Incefra, o seu desafio o problema do calor dos pisos ao embalar; e a terceira empresa: Zeus, artefatos de cimento, conseguir dar um destino às sobras de materiais.

Soluções e premiação

De acordo com os representantes das empresas durante o encerramento, foi difícil selecionar a campeã, pois todas as equipes trouxeram um ponto e um olhar diferente para cada problema. E as equipes campeãs foram: Fundimazza: com a equipe cinza, onde apontaram diversas questões, principalmente agilizando no atendimento ao cliente, o padrinho foi o vereador Antonio Marcos da Silva; a empresa Incefra: a campeã foi a equipe verde, onde trouxe inovações no resfriamento dos pisos e ainda apresentou uma nova embalagem para os pisos que além de ajudar no resfriamento dos pisos, ainda é biodegradável e sustentável, a equipe teve como padrinho, o vereador: Anderson Hespanhol; e a terceira e ultima empresa foi a Zeus: a equipe vermelha apresentou um nome produto a ser produzido, onde criaram até logomarca, Hércules. A madrinha foi a vereadora Sandra Santos.

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e agora coordenador da área técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marco Gomes, agradeceu o envolvimento de toda a equipe para a realização da semana e aproveitou para se despedir da Secretaria.

“Me despeço desta equipe com muito orgulho e gratidão, principalmente, em ter ajudado trazer este projeto para a nossa cidade. Gostaria de parabenizar também os alunos da Escola José Levy por terem nos ajudado a tornar essa semana real e inesquecível. Vocês são demais!”, disse Gomes.

O encerramento da Semana Inova Indústria  e Desafio de Ideias contou com a  presença do prefeito, Adinan Ortolan, acompanhado da primeira-dama e secretária de Educação, Angelita Ortolan, da vice-prefeita, Fátima Celin, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Gomes, representando o Poder Legislativo, Cássia de Moraes, o diretor Regional do Senai/SP, Ricardo Figueiredo Terra, o diretor do Ciesp da Regional de Limeira, Renato Laranjeira e o representante do Ciesp Limeira, Alan Rosa, além das empresas, alunos e seus familiares.

A Semana Inova Indústria foi uma realização da Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com as Escolas SENAI de Araras, Limeira e Rio Claro e com o apoio da Câmara Municipal.

Vereadores padrinhos

Equipe Azul – Cássia de Moraes – (Zeus)

Equipe Branca – Laerte Lourenço – (Fundimazza)

Equipe Amarela – José Antonio Rodrigues (Incefra)

Equipe Laranja – Cleverton Nunes Menezes (Zeus)

Equipe Rosa – Mariana Fleury Tamiazo ( Fundimazza)

Equipe Roxa – José Geraldo Botion (Incefra)

Todas as fotos estão disponíveis na página facebook do Portal JE10. Acesse aqui.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Alunos encerram a 1ª Semana Desafio de Ideias..."