Cemitério de Cascalho recebe reforma e mantém história italiana

  • 0
  • 97 views

Local preservará história italiana 

Projeto terá um investimento de R$ 300 mil e irá reformar necrópole construída a mais de um século por imigrantes italianos inspirada na arquitetura de Veneto

Loja Barbosa (3)

Em novembro de 1893, era aceito o ofício dos moradores do antigo Núcleo Colonial de Cascalho - hoje Bairro de Cascalho, que solicitava ao então presidente do Estado de São Paulo a licença e um local para a construção de uma capela, um cemitério e uma escola, que seria assinado por todos os moradores. Com a resposta positiva, começava a construção da necrópole onde hoje é o Cemitério de Cascalho.

Na época, Cordeirópolis era um dos principais berços de imigrantes italianos no país, vindo a se tornar município apenas 50 anos mais tarde. Muita coisa mudou de lá para cá, mas o cemitério, a capela e o local onde era a escola seguem vivos, mais de um século depois. Para preservar nossa história e o legado deixado por nossos antepassados, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Associação Trevisani Nel Mondo, estão realizando uma obra de muito valor cultural: a reforma do Cemitério de Cascalho.

Inspirado nos cemitérios da cidade italiana de Vêneto (de onde partiram a maioria dos imigrantes que formaram Cascalho), o projeto tem o objetivo de se conectar com a origem das Famílias Venetas que deram início à história de nossa cidade.

“Nossos antepassados se preocupavam muito em cuidar da fé, na educação e em ter um local digno para os que partirem. Essa reforma evidencia nossa preocupação em manter viva toda essa história”, disse o presidente da Associação Trevisani Del Mondo, Paulo Adalberto Peruchi (Durú).

Com previsão para conclusão em 120 dias, a obra vai modernizar todo cemitério, tornando-o mais agradável e com sua história preservada. “Reforma muito importante que irá trazer mais comodidade e conforto às famílias nos momentos de sepultamento e visitação, além de valorizar nossas origens”, disse o prefeito, Adinan Ortolan.

Ações que serão realizadas na obra:

- Reforma da entrada principal;
- Reforma das ruas de passeio do cemitério;
- Revitalização do paisagismo e arborização do cemitério;
- Atualização das instalações hidráulicas;
- Atualização da iluminação, com instalação de postes fotovoltaicos;
- Revitalização da capela;
- Reforma e construção do ossário;
- Colocação de um totem digital com informações para os visitantes;
- Documentação de todo processo de reforma e revitalização.

raros-2
Família recebe cadeira de rodas adaptada para filha com paralisia
Prev Post Família recebe cadeira de rodas adaptada para filha com paralisia
Monitoramento contribui para barrar aumento de contaminação do Covid em Cordeirópolis
Next Post Monitoramento contribui para barrar aumento de contaminação do Covid em Cordeirópolis
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp