Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Comportamento indevido nas redes sociais pode fazer candidato perder vaga, afirma especialista

Discursos de ódio, racismo, xenofobia entre outros, faz entender que candidato poderá causar problemas caso seja contratado

Com o intuito de encontrar bons profissionais que vão além de formação e experiência, as empresas estão utilizando cada vez mais as redes sociais para avaliar também o comportamento dos seus candidatos. O Portal JE10 conversou com a especialista de RH, Priscila Lopes de Camargo, para entender como funciona essa avaliação e o que deve e não deve ser feito na internet.

A avaliação acontece em vários aspectos e elas podem ocorrer até mesmo antes de chamar o candidato para a entrevista pessoal, e assim tornando as redes sociais como uma ferramenta no processo de seleção.

“O que ele posta, curte, compartilha, a forma como se expressa, os erros ortográficos e até mesmo os hobbies são levados em conta na hora da avaliação de um candidato nas redes. E os discursos de ódio, racismo, xenofobia entre outros, nos fazem entender que este candidato à vaga poderá causar alguns problemas caso seja contratado”, explicou Priscila Lopes.

Ainda de acordo com ela, apesar da liberdade proporcionada pelas redes sociais o uso da mesma deve ser consciente, pois, ela diz muito sobre a pessoa.

“As pessoas têm a tendência de pensar que pelo fato das redes sociais serem utilizadas para fins pessoais, então podem postar o que quiserem, porém esquecem que ela também faz um papel de vitrine. A melhor atitude é pensar em todo comportamento nas redes. Nas fotos, nas legendas, na escrita. Evitar provocações, ofensas e até mesmo acesso de selfies.

 Veja as dicas dadas pela especialistas para se dar bem nas entrevistas:

– Estar adequadamente vestido para a ocasião, evitando excessos e inadequações.

– Falar calmamente e evitar contar detalhes da vida pessoal, os quais não foram perguntados.

– Chegar com 15 minutos de antecedência no local marcado.

– Conhecer a história da empresa antes de ser entrevistado.

– Olhar as redes sociais e excluir postagens que julgar desnecessárias ou comprometedoras.

– Estar nervoso para uma entrevista é normal, porém é necessário manter a calma para que o nervosismo não atrapalhe o candidato neste momento.



Deixe um comentário Para "Comportamento indevido nas redes sociais pode fazer candidato..."