Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Comunidade celebra dia de Santo Antonio

A comunidade da igreja de Santo Antonio, localizada praça matriz em Cordeirópolis, se prepara para mais uma edição da Festa de Santo Antonio, que acontece todos os anos em honra a seu padroeiro.
A trezena já iniciou no dia 01 de junho e a cada encontro sempre às 19hs, os fiéis trazem um tema a celebrar e fazer suas orações.
Hoje dia 13, dia do padroeiro, será o tema: “O nosso Modelo” com o padre Valdinei.
Missas 
Hoje às 16hs haverá missa campal na matriz e encerramento com procissão, bênção do pão e venda do bolo.
No dia 18, terá o Encontro das Bandeiras dos Santos Reis. A abertura será com a missa campal às 9hs na praça da matriz e às 10hs apresentação da folia de Reis.
Tradição
A tradição veio com os imigrantes italianos, que trouxeram consigo no navio uma imagem de Santo Antonio de Pádua, e a comunidade mantém vivas, através da centenária quermesse, duas importantes tradições ligadas a Santo Antonio: a distribuição do bolo e do pão bento.
Na tradicional quermesse, realizada há mais de cem anos no mês de junho, as moças solteiras podem comer o bolo de Santo Antonio, com a promessa de que assim encontrarão um bom partido. O bolo é preparado pelas mulheres da comunidade.
Outra tradição é a distribuição do “pão de Santo Antonio”: durante a celebração da missa são abençoados e distribuídos pães doados por fiéis, que devem ser guardados nas latas de mantimento para que não falte alimento na casa. Segundo alguns estudiosos, essa tradição teve início graças a um milagre realizado por Santo Antonio quando ainda era vivo e distribuiu aos pobres todo o pão do convento onde morava. Questionado sobre o que seria servido aos freis, mandou que verificassem melhor o cesto de pães, que se encontrava novamente cheio.
#cordeiropolis #je10 #diadesantoantonio


Deixe um comentário Para "Comunidade celebra dia de Santo Antonio"