Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis assina “Pacto de Gemellaggio” com cidade da Itália

Cordeirópolis ganha cidade-irmã na Itália, terra natal de muitos imigrantes em Cascalho

Os municípios de Cordeirópolis e o italiano de Godega di Sant’ Urbano estreitaram e uniram os laços culturais e históricos das famílias.

O pequeno bairro rural de Cascalho já é reconhecido regionalmente pela tradição italiana, devido a  vinda dos imigrantes que chegaram no século passado, e mantém a preservação da herança cultural.

A boa notícia é que neste domingo (22) foi assinado um acordo de cidades-irmãs junto ao município italiano de Godega di Sant’ Urbano, que é a terra natal de inúmeras famílias que residem no bairro de Cascalho.

De acordo com o presidente da Associação Trevisani nel Mondo, Paulo Adalberto Peruchi, este acordo é mais uma conquista entre a Associação e o poder público para as famílias imigrantes

“A Associação buscou parceria com a Prefeitura Municipal através de uma família que tem contato direto na cidade, e a partir daí demos apoio técnico, seguimos desde 2020 com os trâmites burocráticos para oficializar o gemellaggio e hoje foi uma data especial para todos nós que somos descendentes”, explicou Peruchi.

A assinatura do pacto foi transmitida ao vivo no Teatro Municipal “Ataliba Barrocas”, com a presença da Associação Trevisani Nel Mondo (ATM) e o Coral Italiano de Cascalho juntamente com a cidade italiana Godega di Sant’ Urbano.

O evento contou com momentos importantes para ambas as cidades, onde cada uma entoou o hino dos países distintos, conotando a importância da união entre ambas, além da presença da família Batistela através do senhor Celso Batistela, que deu início em buscas da família para seu livro, também do casal Josué e Vilde Picolini que se encontravam na cidade italiana no momento da assinatura.

Uma pessoa fundamental para o pacto de gemellaggio foi o italiano Danilo Sanson, sendo que em 2020 ele veio ao bairro de Cascalho em busca de informações de seus antepassados, já que ouviu em sua infância os relatos de sua avó que morou no bairro, que retornou à Itália mas levou consigo o carinho pelo bairro. Ao conhecer procurou integrantes da ATM e também o prefeito Adinan Ortolan, onde deram início a toda parte burocrática.

Em seu discurso, o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, sugeriu um desafio a ATM e um convite a cidade italiana:

“Faço um desafio a ATM para que no próximo ano faça uma visita da comunidade de Cascalho à comunidade de Godeba di Sant’Urbano para que os descendentes daqui possam conhecer sua terra de origem. O convite que faço é que a comunidade italiana venha conhecer a comunidade de Cascalho, não somente para visita, mas que possamos fazer essa integração inclusive econômica, para que conheçam nossas tecnologias: agrícolas e cerâmica, e que consigamos não apenas uma interação cultural, mas também econômica, para que esse projeto de cidade irmã seja além de cultural, também de desenvolvimento econômico entre as duas cidades”, descreveu Ortolan.

Cidades-irmãs

O ‘Pactto di Gemellaggio’ ou pacto de cidades-irmãs tem o objetivo de aumentar o intercâmbio entre localidades que têm pontos em comum. Por meio do incremento de tais afinidades, surgem oportunidades de negócios, enriquecimento cultural e proximidade entre os municípios. Neste caso, Godega di Sant’ Urbano e Cordeirópolis estão unidas por meio de inúmeras famílias que nasceram na Itália, migraram para o bairro de Cascalho e se multiplicaram.

Esses convênios de irmandade representam base formal e legal para o estabelecimento de eventuais acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, e atendimento à comunidade oriunda do país ou região da cidade-irmã.

Para o prefeito Adinan Ortolan, que também é descendente de família italiana, é gratificante esse elo com a cidade de suas origens.

“Faço parte dessa imigração italiana, e saber que teremos esse vínculo com a cidade de minhas origens é gratificante, além de ser mais uma oportunidade aos jovens que quiserem realizar futuramente um intercâmbio”, destacou o prefeito.

Essa medida visa estreitar os laços culturais entre as duas cidades e promover a integração entre os povos.

Godega di Sant’Urbano 

Godega di Sant’Urbano é uma comuna italiana  da região de Vêneto, província de Treviso. De acordo com dados publicados em 2011 via Wikipédia, a pequena cidade tinha aproximadamente seis mil habitantes. Estende-se por uma área de 24 km², tendo uma densidade populacional de 248 hab/km². Faz fronteira com Codobné, Colle Umberto, Cordignano, Gaiarine, Orsago, San Fior

Para assistir na íntegra a assinatura do pacto, assista aqui.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis assina “Pacto de Gemellaggio” com cidade da..."