Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis conta com testes antígenos para combater Covid-19 já no início da doença

Cidade conta com 3 tipos de testes: PCR, testes rápidos e agora antígenos
A Prefeitura de Cordeirópolis anunciou nesta segunda-feira (01) que adquiriu uma remessa de novos testes, os antígenos, cujo objetivo é combater a proliferação do vírus da Covid-19 já no início.
De acordo com a pasta este tipo de  testagem permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissão do coronavírus, garantindo o isolamento precoce do paciente. O teste tem sensibilidade de 91% e produz o resultado em até 20 minutos, após retirar o swab (secreção) do nariz do paciente.
Segundo a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, o teste já começou a ser utilizado no Hospital Municipal.
“Além do teste de PCR e teste rápido, agora temos o antígeno. Sabemos que a testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque podemos identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais que adotamos desde o início da pandemia em nossa cidade”, lembrou a secretária.
Para a biomédica, Gabriela Leme Lamana, é de extrema importância esse tipo de teste na rede pública.
“O resultado é praticamente imediato, o paciente já sai da primeira consulta orientado. Ajuda os médicos a tomarem a decisão clínica na hora de atender os pacientes com quadro gripal. Com este teste, o paciente já sai do consultório com o resultado em mãos”, reforçou.
Como funciona o  novo teste
O teste antígeno de Covid-19 é realizado por meio de um ensaio imunocromatográfico, para detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2 em amostras de swab da nasofaringe, ou seja, o exame de antígeno, detecta o momento em que o vírus está presente na via aérea.
No caso do exame de antígeno adquirido em nosso município, este deve realizado a partir do 3° até o 7° dia do início dos sintomas. Fora desse período, a titulação de antígenos pode ser muito baixa para ser detectada pelo exame. Neste teste há dois possíveis resultados:
Não reagente: O resultado indica que não foi detectada a presença de antígenos (proteínas) do vírus SARS-CoV-2 na amostra de secreção de nasofaringe analisada.
Reagente: O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra de secreção de nasofaringe analisada.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis conta com testes antígenos para combater Covid-19..."