Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis detecta variante britânica em profissional de saúde

Entre assuntos abordados em live, o  prefeito Adinan alertou dos cuidados a serem mais rígidos; compra de vacinas; cepa britânica que foi detectada; e Programa Auxílio ao Empreendedor

O prefeito Adinan Ortolan, através de live realizada nesta sexta-feira (12) trouxe diversos assuntos abordando a questão de combate ao novo coronavírus. Entre eles, a mais preocupante, é que foi detectado em uma profissional de saúde, que não reside no município, a variante derivada da cepa britânica. Segundo o prefeito, a profissional tomou a primeira dose, porém, após contraiu o vírus da Covid 19,  tendo sintomas severos e sendo internada.

“Ela foi internada, graças a Deus se recuperou, e devido ao comportamento dos sintomas, o Hospital Albert Einstein mandou fazer genotipagem de virus e encaminhado ao Centro de Contingência de São Paulo, onde oi constatada ser derivada da cepa britânica e que é nova no Brasil. Já em conversa com o Dr Hélio Bacha, especialista na área e que nos auxilia aqui no município, nos explicou que isso vai acontecer, pois há milhares de cepas circulando no país, e que é normal a qualquer tipo de vírus, pois vai havendo mutações, portanto estou comunicando para alertar a população a se proteger “, explicou Ortolan.

Compra de vacinas

O município de Cordeirópolis, segundo o prefeito, está incluso em dois consórcios para a negociação da compra das vacinas, e o intuito é adquirir para 12 mil pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos. O investimento será em torno de R$ 2,5 milhões e a compra será de uma empresa alemã.

“Ao comprar temos duas grandes dificuldades: a questão do mercado de oferta e procura, e com isso os valores serão altos, e o segundo é ter a garantia em estarmos comprando de empresas seguras, e não correr o risco de entrar em uma máfia internacional, portanto estamos tomando todos esses cuidados. Já temos o número de pessoas dessa faixa etária e priorizamos para ser mais rápido a vacinação, pois as demais idades, já estão garantidas as doses pelo governo”, explicou o prefeito.

Comércio 

Com relação aos comerciantes que foram afetados com a pandemia, Ortolan trouxe durante a live que a Prefeitura está lançando o Programa Auxílio Empreendedor, que será um investimento em torno de R$ 1 milhão, com recursos próprios, porém, a contrapartida, o comerciante deverá seguir todas as regras determinadas da Vigilância Sanitária, caso descumpra, terá que devolver e ainda arcará com as multas.

“A Prefeitura não conseguirá arcar com todo prejuízo que o comerciante teve, mas dará uma ajuda, principalmente aos setores que mais foram impactados  pela restrição imposta pelo Plano São Paulo. Será uma ajuda pequena que de acordo com nossas registros irá beneficiar entre 300 a 400 pequenos empreendedores”, explicou.

O Programa foi apresentado em reunião junto aos diretores da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Cordeirópolis (Aciac). Para o Programa, segundo Ortolan, foi realizado um estudo financeiro e jurídico e passará por análise da Câmara Municipal. Após aprovação haverá um cadastramento e passará por análise por uma comissão técnica para analisar cada caso.

“Acredito que após todos os trâmites realizados, final de abril já começamos a contribuir com os empreendedores”, salientou Ortolan.

A live completa você pode assistir clicando aqui.

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis detecta variante britânica em profissional de saúde"