Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis realiza vacinação contra gripe dividido por grupos de riscos

De acordo com a Prefeitura, já foram vacinados 70% dos idosos da cidade

A cidade de Cordeirópolis vem desde o mês de março em uma campanha acirrada de vacinação contra a gripe, no entanto que já conseguiu imunizar 70% dos idosos e todos os profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, os grupos de risco foram divididos em três fases e as vacinações continuam de acordo com as datas estipuladas para cada uma delas.

Até o momento, foram vacinados pessoas que fazem parte do grupo da primeira fase da campanha – idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. A partir do dia 16 de abril, será iniciada a segunda fase, quando serão imunizados profissionais da segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Para a terceira fase, com início previsto para o dia 9 de maio, serão vacinados os professores da rede pública e privada, crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência, ressaltando que as datas do início das fases podem ter alterações, como lembra a secretária de Saúde, Jordana Cassetário. “Estamos trabalhando de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Recentemente foram feitas algumas mudanças no calendário da campanha, portanto é importante deixar claro que novas mudanças possam ocorrer futuramente”, disse.

Para que não haja dúvidas da população sobre as datas de vacinação e de cada grupo, a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis recomenda que cada paciente ligue na unidade de saúde mais próxima de sua casa para se informar. “Toda semana chega um novo lote de vacinas que é disponibilizado aos pacientes do grupo de cada fase. Nós dependemos da chegada dessas vacinas, que vêm do Governo Federal e precisamos respeitar o calendário estipulado pelo Ministério. Sendo assim, é importante que o paciente ligue para a unidade para esclarecer dúvidas sobre horário, data de vacinação e fase da campanha”, explicou a diretora de Atenção Básica das UBSs, Bruna Paula de Carvalho.

Calendário da campanha (pode haver alterações):

1ª fase (iniciada em 23 março):
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Profissionais da saúde.

2ª fase (Início em 16 de abril):
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade;
– Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo;
– Portuários.

3ª fase (Início em 9 de maio):
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Crianças de 6 meses até 6 anos;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Povos indígenas;
– Adultos de 55 a 59 anos de idade;
– Pessoas com deficiência.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis realiza vacinação contra gripe dividido por grupos..."