Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis registra: Coronavírus 01 X 272 Dengue

Casos de dengue subiu aproximadamente 20% num espaço de 10 dias

A atual preocupação desse novo vírus, vem do fato de tratar-se de um fator novo, com chances de infectar um grande número de pessoas, e cujas informações ainda são escassas. Entretanto, é importante ressaltar  que o Brasil não perca o foco em outras doenças infecciosas, como a dengue que está com elevado potencial de transmissão no nosso país e, muitas vezes, causando casos graves e até mortes, como já teve registros em cidade vizinhas de Cordeirópolis e Conchal.

O Portal JE10 trouxe a notícia no dia 06 de abril onde a cidade registrava 222 casos de dengue e hoje dia 17, esse número já subiu pra 272, um fator preocupante e que se deve levar em consideração.

Para o prefeito Adinan Ortolan, este número só possível em se detectar devido aos testes rápidos que são realizados no município.

“Cordeirópolis é uma das poucas cidades que possui esse teste rápido para detectar a dengue, o que nos leva mais rapidamente ao número e forma em se combater o foco da doença, portanto temos que nos atentar aos nossos quintais”, explicou.

Em Cordeirópolis já somam 411 casos notificados, 126 descartados, 272 confirmados e 13 aguardam resultados.

Medidas contra dengue

De acordo com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, os agentes de saúde têm feito continuamente as ações de busca ativa dos focos, além de realizar a pulverização nos bairros onde há indicação de protocolos do Ministério da Saúde. “Por exemplo, Centro, Jd. Cordeiro, Jd. São Luiz e Jd. Juventude já receberam essa ação por esses dias”, destacou a secretária.

Em meio à crise da Covid-19, casos de dengue estão sendo confirmados na cidade, portanto a população deve se atentar e ter a mesma preocupação, pois ela também representa risco à saúde. “Por isso, é importante permitir que os agentes entrem nas casas e sigam as suas orientações, lembrando que estes devem estar sempre identificados. Estamos tomando as medidas cabíveis, mas a população precisa fazer a parte dela”, acrescentou Jordana.

Evite o Aedes aegypti

O Aedes aegypti preferencialmente coloca seus ovos em depósitos com água parada e limpa, sempre acima da lâmina d’água nas paredes dos depósitos nunca diretamente na água. O combate ao mosquito, transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue, é realizado através de atitudes simples, tais como:

– Evitar qualquer acúmulo de água parada que possa servir de foco de proliferação;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro;
– Não acumular entulhos;
– Manter pneus sempre abrigados da chuva;
– Manter calhas sempre limpas;
– Manter caixas d’água sempre com tampa e o ladrão com tela;
– Revisar a bandeja de degelo da geladeira a cada cinco dias;
– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas.

Coronavírus

De acordo com o boletim informativo municipal divulgado pela Saúde, a cidade de Cordeirópolis atendeu 140 pacientes com síndrome respiratória, com quatro casos suspeitos notificados, sendo que um aguarda resultado contra prova do Instituto Adolfo Lutz, um caso confirmado (já curado) e um internado na Santa Casa de Limeira aguardando resultado de exame.

Cordeirópolis investiu em três mil testes rápidos, onde serão utilizados em pessoas que apresentem síndromes gripais.

 

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis registra: Coronavírus 01 X 272 Dengue"