Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis soma 865 positivos, 11 óbitos e 590 recuperados, cidade adota mais medidas em combate à doença

Cidade fará mais barreira sanitária na entrada da cidade

A cidade de Cordeirópolis embora esteja com uma taxa de letalidade baixa de 1,27 %, os números não param de crescer e obteve três óbitos nas ultimas 24 hs em decorrência do coronavírus, tratam-se de três homens: 84, 74 e 66 anos. Ao todo a cidade soma 11 óbitos desde o início da pandemia no município.

Quase 17% da população já foram testadas, o que equivale a 4140 exames realizados, sendo de PCR (2308) e testes rápidos (1832). Dos exames realizados, mais de 20% deram positivos, dos 865 positivos equivale a 3,5% da população, e pessoas com síndrome respiratória já contabilizam 4114.

A boa notícia é que dos contaminados, 590 já estão recuperados e uma pessoa que estava internada com Covid já recebeu alta. Dos casos positivos há 259 em monitoramento, o qual recebem orientação da Secretaria de Saúde através da telemedicina.

Medidas de combate a doença

De acordo com o Coordenador do Centro de Monitoramento da Guarda Civil de Cordeirópolis, Maximiliano Leonardo, será realizado mais trabalhos preventivos de combate à doença com barreira sanitária na entrada da cidade.

” A barreira realizada sábado abordamos cerca de 400 veículos, e foi recebida de forma positiva, fizemos com a colaboração da Guarda Municipal e Defesa Civil com orientações e aferição de temperatura dos motoristas que entram no município, já que a cidade vizinha, Limeira, decretou lockdown  e Cordeirópolis segue na fase  vermelha”, afirmou Max.

Mais exames entram no protocolo

De acordo com a diretora de Média e Alta Complexidade, Kelen Rampo Carandina, as pessoas que sentirem os sintomas devem comparecer nas sete unidades de saúde existentes no município e  repassar com exatidão quando iniciou os sintomas, para que o resultado seja mais exato, pois pode dar um falso negativo.

“O teste rápido e o PCR podem ser solicitados na unidade básica de saúde ou no hospital. É o médico quem define qual exame será feito, de acordo com a descrição dos sintomas do paciente”, disse.

Outro procolo adotado pela Saúde será a  realização de tomografia,  além de disponibilizar ao paciente que estiver monitorado com o aparelho oxímetro de dedo, onde ele receberá instrução de como usar e acompanhar em tempo real a saturação do sangue, que nada mais é que um teste não invasivo e indolor que mede o nível de saturação de oxigênio ou os níveis de oxigênio no sangue, se der alteração o paciente já será encaminhado ao médico para averiguação.

“Por isso que peço que as pessoas devem relatar com exatidão os sintomas, pois para cada exame há um tempo certo para sua realização, tanto para PCR, quanto teste rápido, tendo veracidade dos relatos, conseguimos agir de forma mais precisa de paciente para paciente, onde será avaliada pelo médico a cada situação”, reforçou a diretora.

A live completa você confere clicando aqui.

Centro de Covid

O Centro de combate ao coronavírus entrou em funcionamento nesta segunda-feira (27). A unidade, fica na parte superior do hospital e passa a ser exclusivamente para atendimentos, exames e tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19.
De acordo com o prefeito, Adinan Ortolan, a ideia é disponibilizar mais exames e procedimentos para evitar que a doença se agrave visto que com a testagem em massa, o município já ultrapassou 800 casos.
“Ao todo 70 profissionais, entre enfermeiros, médicos e equipe de limpeza, foram direcionados para o local. Agora com o aumento de casos, decidimos junto ao nosso comitê gestor, transformar a sede da Secretaria de Saúde nesta unidade de atendimento, que está localizada na parte superior do hospital”, relata o prefeito.

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis soma 865 positivos, 11 óbitos e 590..."