Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Em Cordeirópolis, Cultura faz programação especial dedicada ao Dia da Consciência Negra

“Raízes do Beco” trará diversas atividades culturais

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura de Cordeirópolis programou dias especiais dedicada ao Dia da Consciência Negra e traz o “Raízes do Beco”.

A programação já inicia sexta-feira (19) seguindo sábado e com encerramento no domingo (20) em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR)onde serão atividades educativas, culturais e de valorização da identidade, que visam desenvolver reflexões e contribuir para o enfrentamento do racismo.

O evento acontece na Sociedade Beneficente e Recreativa Princesa Izabel, onde é chamado carinhosamente pelos munícipes por “Clube Princesa Izabel”, que foi fundado em 13 de maio de 1964 e que possui todo um histórico cultural, época em que os negros eram barrados em frequentar em clubes juntos aos brancos. A partir daí os cordeiropolenses negros José Cassiano e Ignês fizeram a doação do terreno para a construção do clube.

“Moramos no famoso Beco como é carinhosamente chamado, portanto, queríamos trazer a verdadeira história do local, bem como personagens importantes que ajudaram a construir tanto o clube, quanto as festas que se tornaram tradições na cidade. Personagens como a dona Ambruzina, Dete Colella, Rodrigão e dona Ignês que foram os principais fundadores do clube, além do Ditão Lasqueira que iniciou os desfiles de carnavais deixando a sua marca e que segue até hoje em Cordeirópolis”, explicou a diretora de cultura e moradora do Beco , Cássia de Moraes.

Acompanhe a programação:

Na sexta (19) terá o 9º Concurso Negros Dourados às 19h, além da feira do Artesanato CorArte, e não poderia faltar a exposição dos fundadores e pessoas que deixaram na sua marca cultural no município.

No sábado (20) inicia às 15h com as feiras: das pretas, das saudações africanas e do artesanato CorArte, além da apresentação da banda Drum Black, em seguida samba e pagode com o grupo Batucada Boa.

Não poderia faltar o gingado com a Capoeira Estrela da Libertação que se apresenta às 18h. Ainda no sábado às 19h pagode com o Grupo Jeito Preto e para encerrar às 21h entra a Banda Lã com black music.

No domingo (21) a programação inicia às 13h com Roots Favela, Casa da Amizade de Rio Claro, em seguida tem o Bonde 8.0.2.

Já as 14h tem o DJ Kamaraum, Selectah, Delícias do Vinyl, Hip Hop, Batalha de Rima. A programação ainda segue com apresentação às 16h com o mestre Hugo Leonardo, o Maracatu Leão da Campina e para encerrar tem samba de mesa com Casa de Timbó.

Toda a programação é aberta e com entrada franca todos os dias. No local terá bar e culinária típica. Todas as atividades ocorrem na Sociedade Beneficente e Recreativa Princesa Izabel, localizada a rua José Moreira, nº 35 – Centro.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Em Cordeirópolis, Cultura faz programação especial dedicada ao..."