Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: FARMÁCIA DA TERRA,

Entre religiosidade e história: Bolo de Santo Antonio vira marco cordeiropolense

Pedaços serão comercializados amanhã, (13) ; São mais de 4 metros de bolo e 1400 pedaços

A tradição do bolo de Santo Antônio está há mais de 20 anos na história de Cordeirópolis. Dados apontam que a tradição tenha começado em meados de 1999 com o padre Antonio Rodrigues Miranda (in memoriam) , antes disso apenas as bençãos dos pãezinhos prevalecia. Hoje, procurar a medalha de Santo Antônio no bolo já virou um desafio anual para alguns.

O bolo de Santo Antônio é uma doação de um dos mercados da cidade. Ele é comercializado após as missas das 7h e 17h. Ao todo, são mais de 4 metros, 1400 pedaços e 26 medalhas inseridas ao longo do bolo. Durante a missa, o bolo é abençoado também. Serão vendidos 700 pedaços de manhã e 700 a tarde.

A tradição do bolo é levada tão a serio que a moradora, Gislaine Fernanda de 33 anos, compra o bolo há anos. Ela conta que não desanima em procurar o pedaço abençoado e sente que este é o ano.

“Compro todos os anos, nem sei mais quanto tempo. Mas, nunca consegui encontrar a medalha, só que eu sinto que este é o ano. Acredito que quando eu achar, as coisas vão acontecer”, contou ela sorrindo.

TRADIÇÃO QUE PREVALECE:

Apesar das novas tradições, a benção dos pães prevalece até hoje. Conforme a Igreja Santo Antônio as pessoas podem levar o produto durante a cerimônia. Ao fim, o padre irá dar as bênçãos.

Horário Missa

Serão duas missas, uma será realizada às 7hs e a outra às 17hs na igreja matriz de Santo Antonio.

 



Leia Também

Deixe um comentário Para "Entre religiosidade e história: Bolo de Santo Antonio..."