Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Professora escreve livro para levar mensagem de esperança para alunos durante a pandemia

Para direção do Colégio Portinari de Limeira leitura se tornou importante durante esta fase

Laís Bilato, professora assistente no Colégio Portinari de Limeira, sempre gostou de ler, escrever e criar personagens. Diante dos desafios impostos pela pandemia, decidiu levar uma mensagem de esperança para seus alunos durante as aulas. Como? Escrevendo uma história que se transformou em seu primeiro livro, intitulado “Lá do alto passarinho”.

O livro conta a história de um pássaro esperto que observava o mundo e que, de tanto voar e olhar como tudo era, descobriu os segredos fundamentais para a vida. Ele era livre para pensar e voar por qualquer lugar. Do alto, ele avistou um mundo novo e um lugar seguro a repousar. “A história reforça que o amor é peça fundamental nesses dias e que, com o passar do tempo, tudo ficará bem. Além disso, trabalhei conceitos de linguagem lógico matemática, arte, filosofia e jogos de palavras brincando com o tempo verbal”, ressalta Laís.

Até então, os estudantes tiveram contato com a história por meio de uma plataforma de vídeo conferência. Com a mudança de fase do Plano São Paulo, a escola decidiu promover um momento presencial para que Laís pudesse mostrar aos alunos como ficou o livro impresso.

Seguindo todos os protocolos de segurança, colégio preparou um momento para Laís mostrar o livro impresso aos alunos

“Decidimos promover esse momento para reforçar o quanto o estímulo à leitura é algo muito valorizado por nós. A Laís desenvolveu um trabalho excelente, que tomou ainda mais forma com a impressão do livro”, disse a diretora pedagógica do Portinari, Marli Aparecida Billato de Oliveira.

Para Marli, o momento atual deve ser melhor aproveitado pelas famílias. “Alguns pais estão sobrecarregados ao ter que trabalhar em home office e acompanhar as aulas dos filhos. Dessa forma, após o expediente, muitos preferem deixar os filhos com o celular. Porém, a leitura, tanto individual quanto em família, trará diversos benefícios que vão além da formação educacional e trarão um alento emocional em tempos como os que temos vivido”.

Incentivo à leitura
Para promover ainda mais interação dos alunos com a Literatura, o Colégio Portinari desenvolve diversas estratégias freinetianas que compõem a proposta pedagógica da escola. A biblioteca principal, assim como os diferentes pontos de leitura expostos nos espaços do colégio, além das bibliotecas de sala, por exemplo, são ambientes que fazem parte da rotina das crianças. O projeto de contação de histórias acontece na Biblioteca Pedro Bandeira – biblioteca central do colégio, com as turmas do Ensino Fundamental.

Dois principais projetos voltados para os alunos do Ensino Fundamental são a construção dos livros elaborados pelos próprios alunos no decorrer de todo o ano letivo. Um deles, o Livro Crescer, é uma coletânea de produções de cada turma e, no final de cada ano letivo, o colégio realiza a tradicional Noite de Autógrafos com as famílias do Ensino Fundamental I.

Já o Livro da Vida é um projeto compartilhado entre a turma. Cada dia uma criança leva o livro para casa e escreve textos sobre a família ou outros acontecimentos do seu dia a dia. Além disso, eles colam fotos e leem para os amigos de sala quando trazem o livro de volta. Trata-se de um importante histórico da vida do estudante na escola.
Para as turmas do Ensino Médio, a prática de leitura é voltada à evolução da produção escrita. Existe o Espaço Redação, para que eles possam desenvolver os textos, ler, tirar possíveis dúvidas, e os diversos projetos e aulas a respeito das obras exigidas pelos principais vestibulares. Em 2019, uma das alunas do Portinari, Lívia Bonin Ferreira, tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dicas para estimular a leitura entre as crianças:
1. Evite referências negativas ao hábito de leitura, como “nunca gostei de ler” ou “ler é cansativo”.
2. Converse com a criança sobre os interesses que ela possui e busque livros com essa temática.
3. Mantenha os livros disponíveis e acessíveis.
4. Estimule a troca de livros entre colegas ou familiares.
5. Curta a leitura e a discussão das histórias junto das crianças.

Sobre o Colégio Portinari
Com sede em Limeira (SP), o Colégio Portinari acredita que a construção da identidade é fundamental para a formação integral do cidadão. Os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, são incentivados a buscar conhecimento, a se expressar e se socializar com o mundo.

No Portinari, o respeito ao momento de cada aluno e olhar pedagógico, que aproveita os interesses e as curiosidades dos estudantes para uma aprendizagem significativa são práticas fundamentais.

Parceiro de um dos principais sistemas de ensino do País, o Poliedro Sistema de Ensino, o Colégio Portinari é considerado uma das escolas-modelo do Poliedro.

Para saber mais a respeito do Colégio Portinari, acesse aqui.

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Professora escreve livro para levar mensagem de esperança..."