Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Fé e amor ao próximo caminham juntos há 35 anos na casa dos romeiros de Limeira

Capela tem o design da Basílica de Aparecida

Entidade é de caráter social e cultural com assistência ao idoso, cujo lema é “O trabalho é nosso e a glória é de Deus “

Um sonho e determinação de sete jovens que realizaram a primeira peregrinação à Aparecida no ano de 1986 não imaginariam os frutos que estavam por vir. Sem muita estrutura, mas com muita fé,  as peregrinações foram aumentando ano a ano e a partir dessa atitude da juventude limeirense surgiu a Casa de Apoio dos Romeiros de Aparecida (CARA) localizada na cidade de Limeira, a qual presta serviços à comunidade há 35 anos.

“Nossa casa presta muitos serviços á comunidade desde o empréstimo de equipamentos até a creche do idoso, fé e trabalho caminham juntos”, salientou o fundador da casa CARA, Valdevino Vieira, mais conhecido como Vino.

De acordo com Vino, as peregrinações aumentaram, bem como o aumento e as necessidades dos trabalhos em ajudar o próximo também começaram a ter demandas.

Com objetivo em cada vez mais ajudar as pessoas,  a casa CARA não ficou apenas em apoio aos romeiros, mas sim um trabalho mais abrangente e hoje é referência no que se diz ao apoio aos idosos.

 

Projetos Casa CARA

Hoje a casa conta com vários projetos e antes da pandemia chegou atender cerca de 300 pessoas idosas mensalmente (por cuidados devido a pandemia, o número foi reduzido). O primeiro a se destacar é o Centro Dia do Idoso, conhecido coma a creche do idoso, um espaço destinado para o lazer incluindo diversas atividades durante o dia. Este projeto foi desenvolvido para famílias que necessitam trabalhar e não tem como deixa-lo sozinho em casa. Este projeto é destinado para pessoas acima de 60 anos e atende diariamente 60 pessoas entre homens e mulheres. Devido a pandemia foi reduzido para 30 % da capacidade.

Centro Dia conta com estrutura aos idosos

Outro Projeto desenvolvido pela casa CARA é o Centro de Convivência do Idoso, onde as pessoas acima dos 60 anos desfrutarão de várias atividades como aulas de informática, dança de salão, hidroterapia, academia ao ar livre, e muito mais; e agora uma novidade: com aulas de pilates com equipamentos adaptados na altura do idoso. As atividades são com horários marcados.

aulas de hidroterapia com piscina aquecida

E para quem tem menos de 60 anos de idade, a casa abriu para quem necessita fazer reabilitação. No caso das aulas de pilates, a CARA pede uma ajuda de custo simbólica.

Novidade: aulas de pilates também para quem necessita de reabilitação

Empréstimos de equipamentos

A casa também empresta equipamentos para quem necessitar. Cadeiras de rodas, de banho, muletas, colchão hospitalar e muitos mais. Para usufruir o requerente preenche um cadastro e um termo de compromisso de devolução. A casa também possui um espaço com oficina para consertar os equipamentos que chegam quebrados devido ao uso. A casa promove também Bazar de roupas doadas à instituição, com isso a renda é revertida para a manutenção do local.

Inclusão digital com aulas de informática

 Bom Prato

A casa CARA também é gestora do programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Bom Prato. Localizado na área central de Limeira, o Bom Prato é direcionado a idosos, crianças e pessoas com deficiência refeições com custo acessível.

Romarias

Tudo iniciou com as romarias, portanto, a casa CARA promove romarias à Aparecida em diversas categorias: a pé, de bicicleta, motos, e divididas em masculina, feminina, infantis e até internacionais. Centenas de pessoas já participaram das peregrinações promovidas pela casa CARA.

Devido a questão da pandemia, as romarias foram suspensas, mas de acordo com o coordenador Valdevino Vieira, quem fez as inscrições para participar neste ano, podem ficar despreocupados que está valendo para o próximo ano.

Todas as romarias contam com apoio de pouso e alimentação da casa.

Centro de Convivência disponibiliza diversas atividades

Manutenção e estrutura

Para manter toda a estrutura de quase cinco mil metros e mais a gestão do Bom Prato instalado na área central de Limeira, são necessários cerca de 36 funcionários entre equipe composta para administração, limpeza, cozinha e também gestão na área de saúde.

Academia ao ar livre

A casa CARA está localizada em Limeira e você pode conhecer pelo site clique aqui e também pela rede social clique aqui. ou pelo instagram clique aqui.

Promoções

Devido a pandemia, a casa não está realizando as festas e promoções que ajudam na manutenção do local, como as tradicionais festas do milho e mandioca, portanto a equipe está promovendo “Nostra CARA”, entrega de pizzas delivery com diversos sabores e regado a muito carinho e dedicação.

Para obter mais informações em como pedir sua pizza, entre em contato com a casa CARA através dos telefones (19) 3445-7325/3444-1125/3443-3304.

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Fé e amor ao próximo caminham juntos há..."