Febre Maculosa: Cordeirópolis registra uma morte e tem outros três suspeitos

  • 0
  • 78 views

Secretária explica a situação do município

O Portal JE 10 conversou nesta quarta-feira (18), com a secretária de saúde do município, Jordana Cassetário para levantar as últimas informações da atual situação da febre maculosa na cidade. Ao todo foram quatro casos, sendo um óbito e outros três confirmados que estão sendo controlados e medicados pela secretaria. A gestão já tomou medidas de precaução, mas alerta sobre os cuidados para não contrair a doença.

Loja Barbosa (3)

Conforme a secretária, a febre maculosa é uma doença contraída pelo carrapato através de uma bactéria encontrada na capivara. O carrapato se alimenta do sangue do hospedeiro e é de onde ele contrai a bactéria e assim transmitindo a doença.

Desta forma, Jordana, explica que é de extrema importância que as pessoas ao visitarem locais de risco tomem precauções como ficar atento com picadas e marcas pelo corpo. O uso de calças e botas são recomendados.

“Evite lugares com uma quantidade grande de água, local pantanoso, represas, lagos, rios e até mesmo em propriedades privadas. Mesmo que não contenha a presença da capivara, a pessoa deve-se atentar, pois nosso município contem o hospedeiro”, explicou Jordana.

Atualmente em Cordeirópolis, um jovem de 23 anos morreu pela doença e outros três casos são suspeitos, porém já foram medicados. A sintomatologia da febre maculosa é muito parecida com a de dengue, detalha Jordana.

“O paciente sente dores de cabeça, dores oculares, dores na musculatura, dores no corpo, febre, náusea e diarreia. O que muitas vezes acaba diferenciando a doença são as marcas pelo corpo e as manchas avermelhadas”, alertou Jordana.

Ela ressalta ainda que a doença tem cura, sendo de suma importância que o paciente oriente de forma correta o médico sobre os locais que visitou. Desta forma, um trabalho mais intensivo pode ser realizado.

Neste momento as Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos trabalham em conjunto para intensificar os trabalhos de prevenção e orientação em toda a cidade.

“Os locais de risco já contem placas de informe alertando sobre a presença do carrapato. Vamos ainda reforçar que a Secretaria irá trabalhar também dentro de propriedades privadas para evitar a proliferação”, finalizou Jordana.

Por: Diego Fabiano de Oliveira

raros-2
Polícia prende estelionatário que passava nota falsa em comércio
Prev Post Polícia prende estelionatário que passava nota falsa em comércio
“Não pensamos em racionamento”, afirma presidente do SAAE
Next Post “Não pensamos em racionamento”, afirma presidente do SAAE
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp