Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Drogaria Total- Bom Jesus II, Drogaria Cordeirópolis,

Febre Maculosa: Cordeirópolis registra uma morte e tem outros três suspeitos

Secretária explica a situação do município

O Portal JE 10 conversou nesta quarta-feira (18), com a secretária de saúde do município, Jordana Cassetário para levantar as últimas informações da atual situação da febre maculosa na cidade. Ao todo foram quatro casos, sendo um óbito e outros três confirmados que estão sendo controlados e medicados pela secretaria. A gestão já tomou medidas de precaução, mas alerta sobre os cuidados para não contrair a doença.

Conforme a secretária, a febre maculosa é uma doença contraída pelo carrapato através de uma bactéria encontrada na capivara. O carrapato se alimenta do sangue do hospedeiro e é de onde ele contrai a bactéria e assim transmitindo a doença.

Desta forma, Jordana, explica que é de extrema importância que as pessoas ao visitarem locais de risco tomem precauções como ficar atento com picadas e marcas pelo corpo. O uso de calças e botas são recomendados.

“Evite lugares com uma quantidade grande de água, local pantanoso, represas, lagos, rios e até mesmo em propriedades privadas. Mesmo que não contenha a presença da capivara, a pessoa deve-se atentar, pois nosso município contem o hospedeiro”, explicou Jordana.

Atualmente em Cordeirópolis, um jovem de 23 anos morreu pela doença e outros três casos são suspeitos, porém já foram medicados. A sintomatologia da febre maculosa é muito parecida com a de dengue, detalha Jordana.

“O paciente sente dores de cabeça, dores oculares, dores na musculatura, dores no corpo, febre, náusea e diarreia. O que muitas vezes acaba diferenciando a doença são as marcas pelo corpo e as manchas avermelhadas”, alertou Jordana.

Ela ressalta ainda que a doença tem cura, sendo de suma importância que o paciente oriente de forma correta o médico sobre os locais que visitou. Desta forma, um trabalho mais intensivo pode ser realizado.

Neste momento as Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos trabalham em conjunto para intensificar os trabalhos de prevenção e orientação em toda a cidade.

“Os locais de risco já contem placas de informe alertando sobre a presença do carrapato. Vamos ainda reforçar que a Secretaria irá trabalhar também dentro de propriedades privadas para evitar a proliferação”, finalizou Jordana.

Por: Diego Fabiano de Oliveira



Deixe um comentário Para "Febre Maculosa: Cordeirópolis registra uma morte e tem..."