Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Gertrudenses se revoltam com demolição de patrimônio histórico

O Portal JE10 recebeu mensagens de moradores gertrudenses referente à demolição de um patrimônio histórico de Santa Gertrudes. Trata-se do S.A.F.A, a Voz de Santa Gertrudes. De acordo com dados históricos, o serviço de alto falante foi fundado em 1948 com o propósito de incentivar a população a votar “sim” no plebiscito que iria decidir pela emancipação político-administrativa de Santa Gertrudes, ou seja, 74 anos de história.

Foto: Acervo Santa Gertrudes

Tanto a cidade de Santa Gertrudes, quanto Cordeirópolis foram emancipadas em 24 de dezembro de 1948.

O serviço iniciou na casa paroquial do município e Roque Arthur adquiriu o serviço da família Soave e que por mais tempo esteve à frente dos microfones, onde trazia as notícias locais, notas de falecimento e muito mais.

Nas redes sociais, através da página “Acervo Santa Gertrudes” que postou o vídeo da demolição: há inúmeros relatos de moradores que expressaram sua revolta: “ Que triste, era para ser restaurado, uma parte da história de nosso município foi ao chão hoje”, disse uma moradora.

“ Muito chato isso mesmo,muitas histórias nesse lugar,muitos casais hj da época,que mandava música pelo auto falante da praça, deveria ter preservado, poderia reformar e usar como posto de guarda por ex:” afirmou outro internauta.

Em nota na página da rede social, a prefeitura de Santa Gertrudes trouxe:

“A Prefeitura de Santa Gertrudes informa que a edificação onde funcionava o serviço de alto-falante “ A voz de Santa Gertrudes” estava com a infraestrutura comprometida e havia riscos de desabamento. A constatação foi realizada através de laudo que apontou a necessidade de demolição do local tendo em vista a segurança da população. A prefeitura lamenta a ocorrência, mas destaca que a segurança de cada cidadão é prioridade. Um projeto para resgatar a memória do local já esta sendo elaborado, contando inclusive com apoio e colaboração de pesquisadores da cidade.

Importante destacar também que a Praça será toda revitalizada resultando em um local mais seguro e agradável para toda a população.”

Foi realizado um curta metragem em Santa Gertrudes “O BILHETE”, desenvolvido por Letícia Tonon, onde traz um trecho de como funcionava o serviço de som no município.

Assista aqui.

Veja o vídeo da demolição que está na página: Acervo Santa Gertrudes.

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Gertrudenses se revoltam com demolição de patrimônio histórico"