Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Drogaria Nossa Senhora Aparecida (Farmácia da Amanda),

Igreja da Matriz aguarda laudo para ser liberada

Local está fechado há nove anos. Missa de reinauguração já está pronta

Um dos ícones do município, a Igreja da Matriz deve ser liberada para celebrações em breve. O local aguarda o laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Em entrevista ao Portal JE10, o padre Valdinei Antônio da Silva contou sobre a atual situação da construção da obra e meios que a igreja vem buscando para agilizar sua volta e salienta que já tem uma missa de reinauguração pronta.

De acordo com o padre, laudado pelo IPT, o Ministério Público peticionou e iniciou um processo contra a Diocese de Limeira em 2009, em função da estrutura da igreja em que seu telhado feito de madeira oferecia riscos aos fiéis. Com isso, este processo correu à revelia, notificada a cúria diocesana que estava sem bispo na época, não respondeu à ação, o que resultou numa sentença com trânsito em julgado contra a paroquia, logo o que foi alegado na petição inicial se tornou verdade.

“Existe contra nós esta sentença com trânsito julgado. A partir disso todas as etapas já foram cumpridas e em cada seis meses eram entregues relatórios dizendo acerca do que estava sendo feito. Assim, chegamos nessa fase madura para aguardarmos a liberação de uso”, contou.

Ele explica ainda, que devido a burocracia enfrentada com representantes do IPT a igreja busca agora novos caminhos para agilizar sua reabertura.

“Fui até São Paulo e conversei diretamente com pessoas do IPT que vieram aqui e realizaram uma inspeção de vistorias, conheceram nossa igreja de canto a canto. Foi apresentado todos os projetos desde o inicio das obras. Com o laudo em mãos, o IPT não encaminhou o mesmo para o Ministério Público, até hoje. Diante disso, procuramos o fórum da cidade para que diante do clamor social e da necessidade houvesse uma substituição deste laudo, para que ele seja de outro perito judicial. E tudo indica que houve um sinal positivo desta ação. Com isso, agilizaremos todo este caminho”, explicou.

Atualmente a igreja já está finalizada, sendo necessário somente a instalação de ventiladores no recinto. Ele informa ainda, que a celebração de reinauguração já está pronta. “Com toda a modéstia, vai ser um dia que vai marcar a história da cidade. O repertório musical já está pronto juntamente com a Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis, o folheto já está em fase final como todo o cerimonial. É um momento extremamente histórico para todos nós, e está breve muito breve”.

A igreja da Matriz que está há nove anos fechada, é presente na história do município desde 1886. “A vida de nossa cidade foi construída entorno da igreja e da devoção em Santo Antônio além da fé católica do nosso povo. Todo mundo tem uma história que passa pela nossa igreja, seja um casamento dos pais, o próprio casamento, batizados ou acompanhou uma missa aqui e agora a igreja está fechada, nossa referência de fé e de encontro com Deus. Então, vai ser um momento histórico e lindo essa reabertura”, finalizou.

FESTA DE SANTO ANTONIO

A igreja salienta ainda que a tradicional festa de Santo Antônio acontece entre os dias 19 de maio à 17 de junho. E todo dinheiro arrecadado será para construção de uma nova secretaria e da casa paroquial.

Por: Diego Fabiano de Oliveira



Leia Também

Deixe um comentário Para "Igreja da Matriz aguarda laudo para ser liberada"