Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Inicia limpeza da Represa Água Branca para captação de água

Foto: Cássia de Moraes

Captação das cavas de argila serão encerradas  

O método, iniciado no dia 17 de novembro, foi utilizado como alternativa para que o município pudesse poupar a represa de Cascalho, que sofreu com o longo período de estiagem que vivemos em 2019. Durante estes cinco meses Cordeirópolis utilizou a captação de água das cavas Granusso, Bacoccina e Formigres, que foram essenciais para complementar o abastecimento de água no município.

Com a captação de cerca de 4,5 milhões de litros por dia (somente do sistema de cavas), este recurso foi se esgotando e novas estratégias foram adotadas. Nesta semana o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) finaliza a instalação de dois km de tubulação para aumentar o volume de captação de água na rede Ibicaba.

Além disso, uma autorização foi solicitada aos órgãos competentes para que um nova fonte de captação possa ser considerada: a represa Água Branca, mais conhecido como a segunda represa do Barro Preto. Neste período em que a represa de Cascalho vem sendo poupada o SAAE investiu em equipamentos e em infraestrutura para dar suporte às estratégias de ampliação e criação de novas redes de abastecimento, o que envolve ainda um aumento da capacidade de captação nesta região.

“Por isso estamos sempre em campo, trabalhando 24 horas para que a cidade não pare e para que a população tenha em suas residência água tratada de qualidade”, ressaltou o presidente da autarquia, Arnaldo Zanarelli.

Limpeza

A limpeza iniciou nesta segunda-feira (01) da represa Água Branca e  foi uma indicação de autoria da vereadora Cássia de Moraes (PL). A limpeza está sendo realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Inicia limpeza da Represa Água Branca para captação..."