Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Juntas pelo Meio Ambiente – Empresas de Cordeirópolis recebem premiações

Empresas de Cordeirópolis receberam na noite do dia 26, no teatro municipal Ataliba Barrocas, em Cordeirópolis, premiações com referências ao meio ambiente. A premiação foi realizada pelo Grupo de Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP – Diretoria regional de Limeira. Esse é o 2º Prêmio GMA de Boas Práticas Ambientais.
O evento premiou empresas dos setores da indústria, serviços e agricultura que desenvolvem ações em prol da natureza. O objetivo é reconhecer, estimular e incentivar as atividades desenvolvidas para recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade de recursos naturais e assim tornar-se exemplo para outros negócios que podem usar a idéia ou implantar a mesma prática. 
As empresas participantes foram: Ajinomoto do Brasil Ind e Com, AP Losa & Cia Ltda EPP (Gelo Geol), Cezan Embalagens Ltda, Empresas de Transportes Covre, Faurecia Emissions Control, Ind. De Papel Ramenzoni S/A, Indústria Cerâmica Fragnani, Iochpe Maxion S/A, Ripack Embalagens e São Martinho S/A.
Na categoria empresa de pequeno porte, a vencedora foi a responsável pelo projeto Eliminação de descarte de água potável, da empresa AP Losa & Cia Ltda EPP (Gelo Geol). Este foi um ótimo exemplo de projeto de baixo custo com excelentes ganhos ambientais. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelos próprios proprietários através de soluções simples e eficientes que obtiveram bons resultados, além do excelente custo benefício.
A segunda empresa de Cordeirópolis foi na categoria de médio porte com o projeto: utilização de resíduo de madeira como fonte de biomassa, da empresa Cezan Embalagens Ltda. A empresa mostrou um processo simples com grande potencial de difusão e transferência do conhecimento para outros negócios, além de contemplar e incentivar a logística reversa e a economia de recursos naturais.
Ao todo foram 10 projetos inscritos, dos quais cinco deles tiveram destaque especial através das categorias agronegócio, prestador de serviço, empresa de pequeno porte, médio porte e grande porte.
Na categoria agronegócio, o projeto vencedor foi “Concentrando esforços para promover a sustentabilidade na indústria e no campo”, da empresa São Martinho S/A. O projeto foi considerado pela comissão julgadora uma solução inovadora e viável no setor sucroalcooleiro, com inúmeros benefícios ambientais e econômicos e com possibilidade de comercialização de seu subproduto.
Na categoria Prestador de Serviço o projeto vencedor foi o Programa de redução de consumo de combustível   e redução de emissão de gás carbônico, da Empresa de Transportes Covre. Este projeto demonstrou que é possível reduzir custos e melhorar o desempenho ambiental para outras empresas de transportes. O Sistema de gestão de consumo apresentado foi inovador, com excelente custo-benefício, já que o investimento foi relativamente baixo e redução significativa do consumo de combustível.
Na categoria empresa de grande porte, o projeto vencedor foi Reuso Externo, da empresa Iochpe Maxion S/A. O projeto desta empresa mostrou ganhos ambiental, social e econômico. Um dos pontos fortes foi o envolvimento dos funcionários e público externo nas ações de conscientização e doação do efluente para outras empresas.
Estiveram presentes no evento o prefeito municipal José Adinan Ortolan, o 2º vice diretor do CIESP e FIESP Limeira e diretor adjunto do departamento de meio ambiente da sede em São Paulo, o empresário  Flaminio de Lima Neto, o coordenador regional de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Alexandre Vilella, o secretário municipal de Meio Ambiente da cidade de Cordeirópolis, Joaquim Dutra Furtado Filho, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cordeirópolis, Marco Gomes da Silva, o coordenador do Grupo de Meio Ambiente Maurício Fahl, Paulo Trigo Ferreira, secretário de desenvolvimento rural e meio ambiente de Limeira, Angelita Ortolan, secretária da educação de Cordeirópolis e Adilson José Rossini, ex-gerente regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Palestra
A cerimônia teve início com a palestra “Água: conhecendo e protegendo”, feita pela professora e doutora Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, da FCA/Unicamp. Após a apresentação foram feitas as homenagens a comissão julgadora, as empresas participantes e a premiação dos melhores projetos. 
Participaram gratuitamente do prêmio empresas da jurisdição da regional do CIESP Limeira que é formada pelas cidades de Limeira, Engenheiro Coelho, Iracemápolis e Cordeirópolis de qualquer porte, associada ou não a entidade. 
“Projetos como estes inscritos no prêmio mostram que há anos a indústria vem fazendo sua parte e está comprometida com o meio ambiente, promovendo a redução do consumo, reuso da água, diminuição dos resíduos sólidos que seriam enviados ao aterro sanitário, entre outras ações importantes que promovem a sustentabilidade”, comentou Flaminio de Lima Neto. Segundo Alexandre Vilella, o GMA do CIESP Limeira é um dos mais ativos do estado, além de ser o único a promover uma premiação.
Comissão julgadora
Todos os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão composta pelos profissionais: Adilson José Rossini – professor universitário e ex-gerente regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB de Limeira, Carmenlucia Santos Giordano Penteado, professora da Faculdade de tecnologia da Unicamp, Joaquim Dutra Furtado Filho, secretário de meio ambiente de Cordeirópolis, Juliano Quarterolli Silva, engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI e Paulo Trigo Ferreira, secretário municipal de desenvolvimento rural e meio ambiente de Limeira.
Para encerrar a premiação, um coquetel foi servido no hall de entrada do teatro, gentilmente oferecido pela prefeitura municipal de Cordeirópolis.
GMA
O Grupo de Meio Ambiente – o GMA foi fundado em 1990 com o objetivo de reunir profissionais da área para conscientizar as empresas da cidade e região para a preservação do meio ambiente, para isso, se reúne mensalmente na sede da entidade ou nas empresas através de reuniões itinerantes. Desde sua fundação, realiza estudos, discute legislação, problemas comuns das empresas referentes a Meio Ambiente com intercâmbio de informações e criação de parcerias. Além disso, promove visitas técnicas e seus membros participam de importantes grupos de trabalho e projetos da área. 
Acompanhe as fotos do evento pelo link: https://www.je10.com.br/r.php?l=ver_galeria&galeria=121


Leia Também

Deixe um comentário Para "Juntas pelo Meio Ambiente – Empresas de Cordeirópolis..."