Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Matriz Santo Antônio – Reforma está quase na etapa final

Após cerca de oito anos aproximadamente parada, as obras de reconstrução da Matriz de São Antônio em Cordeirópolis está perto do fim. Em poucos dias os fiéis já poderão conhecer a nova igreja que vem sendo preparada durante todo este tempo.
De acordo com o pároco da igreja, padre Valdinei da Silva, a previsão para a inauguração da nova Matriz está para acontecer antes do Natal, e a expectativa e ansiedade tomam conta dos fiéis católicos na cidade.
Em entrevista exclusiva ao Portal JE10, o pároco explicou que embora a igreja estivesse parada desde 2009, a reforma em si se iniciou em 2015 com a sua chegada a Cordeirópolis.
“A igreja continua com o projeto arquitetônico existente, porém, é perceptível a claridade e nos dá a impressão de ampliação, sendo que na verdade é apenas a claridade das pinturas, do piso, as cores dos vitrais que nos dá a sensação de sua amplitude, e de certa forma acolhedora e nos chamam a oração”, explicou o pároco.
Os vitrais do lado direito permaneceram, já do lado esquerdo são do novo projeto. O altar também recebeu algumas mudanças. Pinturas sacras onde trazem o batismo de Cristo no rio Jordão e a imagem de Santo Antonio em painéis com mais de quatro metros de altura são destaques em cada lateral frontal da igreja feita pelo artista Marcos Juliani. 
“Os vitrais centrais do altar permaneceram e a pedido do padre Miranda, colocamos do Espirito Santo no topo, e a cruz está ao centro pendurada com cabos de aço. Esse projeto podemos dizer que tem a participação de toda comunidade”, conotou padre Valdinei.
O mezanino onde ficará o coral recebeu grades de bronze, bem como também nas entradas. As calçadas em torno da matriz receberam pedras de São Tomé. O piso de pedras de granito com tons claros recebeu no corredor central símbolos da igreja. E no santíssimo o altar e a pia batismal, ambos foram preservados, ganhando luminosidade dos vitrais.
Além de toda a reforma da matriz, o projeto contempla os banheiros: masculino, feminino e para deficientes, bem como a escada que dá acesso ao prédio lateral, onde são realizados os cursos e reuniões da paróquia.
Para a liberação do prédio, o pároco explicou que está dependendo do término dessa escada de acesso, para que o Corpo de Bombeiros forneça o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), e além de todo esse processo, a paróquia necessita comunicar ao judiciário para que seja liberado totalmente, já que foi mobilizado um processo por “padre Mário” como é conhecido popularmente, (não exerce mais como padre) um processo contra paróquia. 
“Se não estivesse com esse processo contra a paróquia, já estaríamos com toda certeza utilizando a igreja para a realização das missas, mas sem a liberação da justiça devido a esse processo, nada posso fazer”, conotou o pároco.
O Portal JE10 trouxe uma entrevista com o padre e pode ser visualizada na fanpage: facebookortalje10.
#cordeiropolis #je10 #igrejamatrizsantoantonio


Leia Também

Deixe um comentário Para "Matriz Santo Antônio – Reforma está quase na..."