Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Mirante da Represa de Cascalho é revitalizado e se torna mais um ponto turístico

Local está com espaço amplo para a família

O bairro de Cascalho como um todo já é reconhecido como ponto turístico e agora ganhou mais um espaço: o mirante da Represa de Cascalho, onde recebeu toda a revitalização.

A obra foi realizada pela Associação Trevisani Nel Mondo em parceria com a Prefeitura Municipal de Cordeirópolis e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O local que já é marca registrada do bairro por aparecer eventualmente a famosa cobra Sucuri e foi inaugurado neste domingo (26).

No local também foi criado um espaço com lanchonete com previsão para ser aberta ao público no mês de agosto.

De acordo com o presidente da Associação Trevisani, Paulo Adalberto Peruchi, este foi mais um espaço revitalizado, cujo objetivo é preservar a história local.

“ Nós precisamos preservar a história do patrimônio de Cascalho, onde os imigrantes italianos que chegaram ao bairro ajudaram a construir. Esta parceria da Associação com a Prefeitura deu muito certo, já revitalizamos a praça da igreja, o cemitério e agora o Mirante, queremos continuar a parceria para novos projetos em Cascalho”, afirmou Peruchi durante a inauguração.

Paulo Adalberto Peruchi – Presidente da Associação Trevisani Nel Mondo

Integrantes da Associação Trevisani Nel Mondo

O secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Paulo Martiminiano, a cidade é rica culturalmente e o apoio da pasta é primordial para as atividades.

“Pra mim é uma honra poder apoiar na realização de mais um ponto deste bairro que vem crescendo culturalmente, principalmente nesta ação em que há a participação da sociedade civil para que não perca a história do patrimônio público”, conotou o secretário.

Para o prefeito Adinan Ortolan, o compromisso da administração é apoiar para que seja restaurada e preservada a história do bairro.

“Pra mim esse espaço tem duplo sentido: o primeiro por resgatar esse espaço que sempre tive admiração pela importância à cidade, e o segundo por ter feito parte de minha infância. Ao iniciarmos o projeto, o padre Botion deu a ideia em denominar as estradas rurais com os nomes das nonas relacionadas às famílias onde moravam e com isso criar sua identidade. A Associação fez o levantamento e assim foi criado oficialmente através de projeto na Câmara. Com isso queremos transportar a mesma ideia a outros bairros da cidade, trazer nomes das primeiras senhoras migrantes que chegaram ao município. Outro ponto que vamos destacar será na nova represa Santa Marina, onde construiremos uma gruta com pedras da própria represa com a sua denominação. E o outro desafio será a construção de um portal temático na entrada de Cascalho”, explicou Ortolan.

Prefeito Adinan Ortolan

Estradas Rurais recebem denominação das nonas

Para os organizadores, a nomeação de ruas e estradas está muito além de uma forma de identificação usada pelo poder público. É também uma maneira de manter viva parte da história de um bairro, cidade ou país. A partir da incontestável contribuição das famílias italianas para o progresso da cidade de Cordeirópolis e toda importância que as nonas representaram e, ainda se fazem presentes seus valores através de seus filhos, netos e bisnetos, foram aprovados os projetos de lei na Câmara Municipal de Cordeirópolis com as denominações de algumas estradas municipais que hoje, deixam de ser um Corredor (COR) numerado para se tornarem estradas nomeadas e apresentadas como Rota das Nonas. Veja abaixo como ficaram as denominações.

Placas serão instaladas nas estradas rurais

 

História do Mirante

A represa do bairro de Cascalho, era inicialmente um córrego que cortava a propriedade do “Barão de Cascalho”, sendo ampliada com o passar do tempo, principalmente depois dos anos de 1912, quando o então prefeito de Limeira José Levy Sobrinho, determina a criação da represa para abastecimento daquela cidade.

No relatório datado de 1912,  o prefeito menciona que foram “examinadas mais de 17 águas existentes no município, com o fim de verificar a existência de uma que pudesse servir para o abastecimento da cidade, isto é, que reunisse os requisitos de qualidade, quantidade e situada a menor distância, e apenas a do córrego do Cascalho reuniu todos aqueles requisitos, de sorte que foi essa a escolhida par ao fim indicado.”

Mirante

A edificação se encontra às margens da represa, mais conhecida como “tanque” do Bairro do Cascalho, no município de Cordeirópolis, lateralmente ao barramento existente sob a Estrada Municipal Paulo Botion, COR 450, com acesso por esta via.

O prédio serviu por muitos anos como abrigo para as máquinas que promoviam a captação e bombeamento da água da represa, inicialmente para o abastecimento da cidade de Limeira (início do século XX) e posteriormente para abastecer Cordeirópolis.

Trata-se de uma construção composta por um subsolo com aproximadamente três metros e meio abaixo do nível do solo, onde se localizavam as bombas de água, um térreo, onde estão aberturas no piso que permitem o acesso ao subsolo. Neste nível, externamente ao edifício, está localizada uma escada para acesso ao pavimento superior, onde se localizava o transformador que provia as bombas inferiores de energia. Este primeiro andar, por meio de uma segunda escada, dá acesso um solário, ou mirante, na cobertura.

A construção tem como elemento construtivo alvenaria em tijolos maciços assentados em amarração, com estruturas de piso em lajes de concreto moldadas “in loco” apoiadas nas paredes de alvenaria e por uma viga metálica de aço no centro do vão.

As escadas interna e externa; também foram moldadas em concreto, assim como os parapeitos externos com balaústres que compõem tanto o acesso entre a escada externa e o primeiro pavimento, quanto a cobertura que serve como mirante para contemplação da represa.

Na porção frontal da edificação, voltada para a via de acesso e lateral à represa, destaca-se uma data no dístico impresso na fachada, que indica o ano de 1928, possivelmente a data de inauguração da Casa de Máquinas e Mirante do Tanque de Cascalho.

 

 

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Mirante da Represa de Cascalho é revitalizado e..."