Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Nova Estação de Tratamento de Água já está com operações de captação

O SAAE iniciou desde segunda-feira (30), o início das operações da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). A  instalação opera em caráter experimental, captando água da Represa de Cascalho.

Neste período de testes, o novo sistema, que atuará provisoriamente em conjunto com a antiga ETA, vai garantir um aumento na capacidade de tratamento da cidade, que subirá para 220 litros por segundo com um consumo médio de 100 l/s. No momento, a água captada pela nova ETA está recebendo um tratamento que elimina cheiros e odores, não sendo ainda o processo completo, para evitar o gasto de componentes químicos essenciais na purificação da água sem necessidade ainda no período de testagem.

De acordo com o coordenador técnico da nova ETA, Francisco Rinaldi Junior, toda a água tratada na nova instalação será direcionada à antiga ETA, que vai finalizar o tratamento e abastecer a população. “Estamos operando de forma experimental para realizar os testes necessários para avaliar o funcionamento do novo sistema e a qualidade da água, pois não podemos liberá-la para a população antes de ter certeza que tudo está em perfeitas condições, por isso a água tratada aqui será direcionada para a antiga ETA antes de chegar às residências”, explicou.

Desde janeiro, uma equipe do SAAE que atuava na ETA antiga está trabalhando a todo vapor para iniciar o funcionamento da nova instalação, que futuramente irá abastecer toda a cidade com uma estrutura mais moderna e mais sustentável. O diretor técnico do SAAE, Marco Gomes, falou que o período de transição completa para a nova ETA levará um certo tempo, pois todo trabalho de manutenção precisa ser feito para garantir o bom funcionamento do sistema e a qualidade da água. “Nossa equipe está trabalhando todo dia para que a nova ETA comece a funcionar por completo, mas para isso é necessário o cumprimento de diversos protocolos que irão garantir 100% da qualidade da água e a segurança para a população. Estes testes iniciais vêm sendo o começo dessa transição”, disse.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Nova Estação de Tratamento de Água já está..."