Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

“Pessoa que descumprir quarentena será levada à delegacia e punida de acordo com a lei”, afirmou delegado de Cordeirópolis

Em Cordeirópolis estão 32 pessoas em quarentena sendo que quatro desobedeceram

Nestes últimos dias o que mais se viu nas redes sociais foram desabafos e denúncias de internautas relatando o descumprimento de pessoas positivas andando pelas ruas da cidade. Para impedir mais descumprimentos, medidas severas serão tomadas a partir de agora. De acordo com o Art. 131- Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Durante a manhã de quinta-feira (21) o prefeito Adinan Ortolan, através de sua live trouxe mais informações sobre as medidas que passarão a ser tomadas na cidade após o descumprimento de pessoas que deram positivo em seus exames. Durante a live o delegado William de Marchi salientou todas as medidas a serem desenvolvidas.

“Ninguém pegou o coronavírus porque quis, porém a partir do momento que ele tem a ciência que é portador do vírus, ele é responsável pela sua família e a sociedade como um todo, portanto irá responder criminalmente com punição severa, pois não iremos aceitar que coloquem a população em risco”, disse o prefeito durante a live.

De acordo com a Diretora de Média e Alta Complexidade Kellen Rampo, a cidade já fez 350 testes rápidos, sendo que 150 fizeram exames de PCR e a cidade conta com 39 casos positivos.

Em Cordeirópolis, 32 estão em quarentena e desses, quatro descumpriram as medidas de isolamento, os quais um responderá com inquérito policial, já que é reincidente;  e os outros três estão em relatório investigativo.

Para o delegado de Cordeirópolis William de Marchi, esses descumprimentos são atitudes gravíssimas, onde serão tomadas medidas administrativas cabíveis.

“A pessoa que descumprir a quarentena será encaminhada a delegacia, e todas as medidas administrativas serão elaboradas, inquérito policial será instaurado e irá responder criminalmente por tais atos, cabendo tornozeleira eletrônica se necessário. Todo procedimento segue escala coordenada e rigorosa”, explicou o delegado.

O delegado ainda salientou que essa pandemia logo passará, são apenas 15 dias que a pessoa tem que ficar em isolamento, mas se não respeitar, ela responderá criminalmente, se não for agora de imediato, a punição virá, seja prisão domiciliar, e até mesmo reclusão e multa.

Hoje a cidade conta com 32 pessoas sendo monitoradas e 50 veículos estão cadastrados na muralha digital.

” A era de orientação acabou, pois nossos profissionais estão se arriscando na linha de frente a essa pandemia, nossos comerciantes estão tendo prejuízos com seu comércio fechado, e nada disso adiantará se não houver colaboração das pessoas que estão colocando em risco sua própria família e a sociedade”, reforçou o prefeito Adinan.

E o delegado William Marchi foi incisivo em dizer que a pessoa que não respeitar será levada a prisão e há cadeia livre para colocar o “teimoso” que não respeitar o isolamento.

 

Como funciona o monitoramento?

A cidade de Cordeirópolis  criou o Comitê e com isso há uma equipe envolvendo Secretaria de Saúde e a Guarda Civil Municipal, onde são montados planos de ação para combater a proliferação da doença na cidade

A Secretaria de Saúde envia boletins sobre os casos ao GCM Leonardo Maximiliano, que está a frente do trabalho, e  conhecendo os endereços, elabora plano de ação para certificar que de fato essas pessoas estejam cumprindo de forma efetiva o período de quarentena determinado pelo médico.

“Nas visitas, temos encontrado as pessoas em casa e estão seguindo à risca a determinação para que permaneçam em isolamento social durante o período estabelecido, contribuindo de forma direta para que não haja aumento de contaminação”, conta o GCM.

Além das visitas, outra ferramenta importante nesse processo é o Centro de Monitoramento, que através das câmeras da muralha digital, também realiza a fiscalização de veículos pertencentes àquelas famílias que devem cumprir o período de quarentena.

ASSISTA A LIVE COMPLETA AQUI.





Leia Também

Deixe um comentário Para "“Pessoa que descumprir quarentena será levada à delegacia..."