Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Prefeitura adota novo protocolo para liberar curados de covid-19

Liberação será após 14 dias
De acordo com documento, que tem referência mundial, pacientes que tiveram covid-19 podem ser liberados após 14 dias, desde que estejam sem sintomas. Portanto, para liberar os pacientes que tiveram covid-19 ao convívio social, a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis, está adotando o protocolo de liberação que é definido pelo Ministério da Saúde. Ele foi desenvolvido para que os governos e secretarias possam liberar os pacientes positivados que são de sua responsabilidade.
No primeiro momento, após alguns dias sem sintomas, o paciente é liberado para convívio domiciliar e, dias mais tarde, se continuar em bom estado, é autorizado a voltar ao convívio social e pode retornar às atividades profissionais.
Confira o protocolo de liberação de acordo com cada caso:
Casos positivos: os pacientes serão liberados para convívio domiciliar após três dias do desaparecimento de sintomas, mas é recomendado o uso de máscara, mesmo em casa, por mais dez dias. Para convívio social, a liberação será feita 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Sendo assim, não há a necessidade de realizar o teste rápido, pois o período de transmissão já passou. A pessoa passa a ser considerada curada.
Casos suspeitos (sem testagem): aqueles pacientes que não fizeram o teste, mas que foram diagnosticados com covid-19 pelo médico, de acordo com os sintomas e histórico, devem seguir as mesmas regras que os positivados.
Casos de contato próximo: pessoas que tiveram contato direto com algum positivado devem procurar a Secretaria de Saúde – Hospital Municipal – para realizar o teste de PCR ou teste rápido, já que em Cordeirópolis a Secretaria realiza o teste no positivado e também em seus comunicantes.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Prefeitura adota novo protocolo para liberar curados de..."