Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Projeto JEPP leva empreendedorismo para mais 250 crianças do Jardim Eldorado

Escola realiza a  Feira do Jovem Empreendedor para apresentar os negócios criados pelos alunos

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Cordeirópolis, realiza mais  um upgrade especial na educação dos jovens estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Desta vez foram mais 250 alunos da escola do Jardim Eldorado, Geraldo Rocha que está sob o comando da diretora Simone Mascarim Chiaradia, que teve o desafio em desenvolver mais atitude empreendedora entre as crianças e jovens.

A iniciativa faz parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e a busca de mostrar possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação do próprio negócio.

E para fechar com chave de ouro, os alunos empreendedores realizaram uma feira para apresentar seus produtos e negócios na própria escola aos pais moradores locais.

De acordo com a secretária de educação Angelita Meneghin Ortolan, já somam cerca de 650 alunos que receberam capacitação com o projeto empreendedor, sendo que em 2018 foi a escola Amália Malheiro Moreira, onde 400 alunos participaram.

“ Além de estimular e despertar o lado empreendedor das crianças, também ajuda nas disciplinas dentro da sala de aula, onde são trabalhados com as disciplinas como Matemática e diversas outras, além da questão comportamental e empreendedora”, explicou Angelita.

No pátio da escola foram montadas várias “lojas”, desde locação de fantasias até brinquedos confeccionados com reciclados. O ânimo nas vendas dos pequenos contagiava não somente ao orgulho dos papais que estavam registrando com seus celulares, mas a cada visitante, pois a cada um que chegava eram recepcionados com muita motivação, os olhos brilhantes, uniformizados e com um cartão em mãos, inclusive à reportagem do Portal JE10 com a seguinte frase: “Venha visitar a nossa loja”.

Barracas como a Studio G, com locação de fantasias; Mais Sabor – com  temperos e ervas; ABC Aromas  com lindos sabonetes e aromatizantes; também tinha o Amigos da Doçura – com deliciosos doces caseiros e a loja Brinquedos dos Sonhos, com  brinquedos que foram confeccionados com reciclados, que deixavam as crianças eufóricas para comprar.

Como funciona o projeto

De acordo com o Analista de Negócios do Sebrae, Osmar da Silva Junior, Cordeirópolis é pioneira na região em trazer o projeto.

“Cordeirópolis pertence ao polo de São Carlos, e já é conhecida como uma cidade empreendedora devido a quantidade de cursos que são promovidos, além da adesão e o anseio que a Prefeitura tem em capacitar, e posso dizer que a cidade está no caminho certo, pois é desde cedo que desperta o desejo e se forma um empreendedor de sucesso”, completou o analista.

Os professores recebem capacitação e apostilas do Sebrae, sendo retransmitidos aos alunos onde são abordadas as principais questões teóricas e metodológicas do projeto.

Com o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido para a própria classe entre os alunos.

“O ano passado os alunos da escola Amália foram ao cinema, sorveteria, eles decidirão o que querem fazer com o dinheiro das vendas”, explicou a coordenadora do ensino fundamental Eliane Pezzatti.

E de acordo com a secretária de educação, Angelita Ortolan, o prefeito Adina Ortolan, solicitou ao Sebrae que o projeto seja estendido em todas as escolas.

Estiveram presentes participando da feira dos pequenos empreendedores a presidente e vereadora Cássia de Moraes (PDT) e vereador Antonio Marcos da Silva.

Veja todas as fotos através deste link, clique aqui.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Projeto JEPP leva empreendedorismo para mais 250 crianças..."