Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Rei Momo magro de Cordeirópolis derruba mito do peso

Lucas Arseni da Silva, jovem e magro, desfaz crença sobre as características do personagem da mitologia grega e ocupa o trono da folia

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cordeirópolis promoveu no dia 10 de fevereiro, o concurso que escolheu a Corte do Carnaval 2019. Na data foi eleito que o posto de Rei Momo de 2019 ficaria para Lucas Arseni da Silva.

Para a surpresa de todos, Lucas derrubou os mitos sobre as características do personagem da mitologia grega. O Novo Rei Momo 2019 é um jovem de apenas 22 anos, com muito samba no pé e com apenas 75 quilos.

Frequentemente, os Reis Momos são escolhidos pela simpatia, alegria e pelo excesso de peso. Em alguns concursos os participantes só podem se inscrever com peso igual ou superior a 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, sendo que em algumas cidades carnavalescas já optaram na mudança desse estereótipo, considerando-se também os problemas de saúde causados pela obesidade.

O jovem cordeiropolense explica que não esperava o posto por ser jovem e magro demais e ficou contente por ser o escolhido para representar esse personagem que é uma tradição carnavalesca de muitos anos.

“Foi uma mistura de sensações que não tem como explicar, achei que não iria ganhar por estar concorrendo com um cara que estava há nove anos como rei momo, mas no final deu tudo certo. Podem esperar um rei momo com muita alegria e muito alto astral”, disse ele.

Ele conta ainda, que o carnaval corre em suas veias, já que, sua família sempre esteve envolvida com tudo isso.

“Estou muito ansioso, já desfilei algumas vezes, cresci vendo minha família envolvida com as escolas de samba. Meu pai fazia parte da bateria do Carga Pesada, e agora como rei momo tenho certeza que vou aproveitar e me divertir muito mais”, finalizou ele.

RAINHA DO CARNAVAL

Letícia Cruz é o nome dela, a nova rainha do carnaval tem grandes expectativas para essa edição. E espera mais uma vez, um grande evento no município.

“A cada ano que passa, o carnaval de Cordeirópolis vem crescendo cada vez mais, e a expectativa só aumenta pra que cada ano seja melhor. Pra esse ano expectativa esta grande demais, pra que seja tudo lindo, divertido e quero aproveitar cada segundo. Se antes de ser rainha a ansiedade era grande, pois eu amo carnaval, agora então, só piorou, mas pra controlar bem essa ansiedade procuro ouvir musica”, contou ela sorrindo.

Pode-se esperar da Letícia, uma energia muito boa. É como ela se define, e diz estar preparada para o Carnaval de Cordeirópolis.

“Sou uma pessoa muito espontânea, então quero transmitir isso com muita alegria, diversão, simpatia, pois isso vem de mim. Podem esperar esse tipo de reinado de muito carisma”, contou ela.

Mitologia

Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do Carnaval. Momo (Reclamação) era uma das filhas que a deusa Nix, personificação da noite, que foi escolhida para julgar qual deus – dentre Zeus, Posidão e Atena – poderia fazer algo realmente bom.

História

O Rei Momo surgiu na Espanha, era confeccionado como um boneco que se queimava para suavizar um costume antigo mais brutal, simbolizando a morte de Jesus Cristo propiciadora da sua ressurreição.



Leia Também

Deixe um comentário Para "Rei Momo magro de Cordeirópolis derruba mito do..."