Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Sábado é dia de Junho Vermelho – Campanha de Doação de Sangue

Junho é um mês muito especial para os doadores de sangue de Cordeirópolis, além de comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho, o Hemonúcleo Regional de Piracicaba, com o apoio da Secretaria de Saúde, promoverá neste sábado (03), a Campanha “Junho Vermelho”, que visa incentivar e sensibilizar o cidadão a doar sangue. A coleta acontecerá das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas, Rua Toledo de Barros, 422 – Centro.
Na segunda edição, realizada em abril, o município alcançou mais de 65 doações. “Queremos aumentar este número ainda mais, tanto que a nosso objetivo é atingir o número de 120 doações, já que neste mês de junho todos os hemonúcleos realizam esta campanha. Portanto, é importante que as pessoas se conscientizem e pratiquem esse ato de solidariedade”, disse a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.
Ainda conforme a secretária, a campanha ajuda a salvar vidas, justamente em um período do ano em que as doações caem devido ao período de férias, gerando uma procura muito grande da utilização de bolsas de sangue. “A doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. Vale lembrar, que este processo de doação é muito simples, rápido e não oferece riscos aos doadores. Em apenas dez minutos podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa”, reforçou.
A Campanha é dividida em cinco etapas, distribuídas entre os meses de fevereiro e novembro. Neste ano já foram realizadas duas edições, a próxima acontecerá neste sábado (03), em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue e as outras duas acontecerão no dia 12 de agosto e 11 de novembro.
Requisitos para ser doador:
– Documento com foto;
– Idade: entre 18 e 67 anos (menores de idade devem estar acompanhado dos pais ou responsável);
– Pesar mais de 50 kg;
– Alimentar-se bem com café da manhã (não estar em jejum);
– Não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h.
Não pode fazer a doação:
– Quem realizou cirurgia no período de um ano;
– Quem fez tatuagem ou colocou piercing no período de um ano;
– Outros impedimentos serão relatados durante a entrevista clínica;
– Mulheres que estão em período de amamentação;
– Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente;
– As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra.
#cordeiropolis #JE10 #doaçaodesangue


Deixe um comentário Para "Sábado é dia de Junho Vermelho – Campanha..."