Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Saiba como é calculada a comissão de corretagem imobiliária

Créditos da imagem: Freepik

Fique por dentro dos principais pontos que envolvem a comissão de um corretor de imóveis

De fato, um dos principais desafios dos corretores imobiliários consiste em compor sua renda mensal por meio das comissões nas vendas de imóveis. Afinal, a grande maioria desses profissionais não possui salário físico e depende, diretamente, do número de negócios fechados no decorrer do mês.
Nesse contexto, sabemos que o tema pode envolver algumas polêmicas e levantar vários questionamentos, principalmente em relação aos valores adequados e justos para a comissão.
Isso porque, qualquer profissional tem o direito de saber se seu esforço será recompensado financeiramente.
Enfim, quer saber como é calculada a comissão de corretagens nas imobiliárias em Limeira? Então, siga com a gente e confira a seguir.

  1. Definição do valor comissional
    Antes de mais nada, é preciso pontuar que, embora os profissionais autônomos sejam considerados liberais, existe uma lei federal que regulamenta a profissão. Por isso, existe uma tabela, elaborada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) que, estipula, de acordo com cada estado, os valores pagos tanto aos profissionais autônomos, quanto aos registrados em regime CLT.
    Entretanto, muitas vezes esse recurso não é seguido, nem respeitado. Portanto, é certo que o valor da comissão deverá ser baseado na tabela, mas, tudo depende do acordo estabelecido entre o contratante e o corretor.
  2. Por quem é realizado o pagamento
    O pagamento da taxa comissional sempre é realizado pelo contratante. Afinal, esse profissional ajuda, justamente, a decolar as vendas da companhia. Isso porque ele acompanha, orienta e informa os clientes de uma construtora ou imobiliária que estão em busca de uma casa para vender em Limeira. Por isso, nada mais justo do que a própria contratante pegar pelo serviço.
  3. Cálculo da comissão
    Como explicado anteriormente, a comissão deve seguir a tabela de valores criada pelo CRECI regional de cada estado. Para isso, é necessária a aplicação da faixa discriminada na tabela, de acordo com o tipo de imóvel.
    Confira algumas médias de valores a seguir.

    Percentual de Comissão na venda de imóveis rurais: de 6 a 10% para o corretor;
    Percentual de Comissão na venda de imóveis urbanos: 6 a 8% para o corretor;
    Percentual de Comissão de vendas de imóveis industriais: 6 a 8% para o corretor.

  4. Como lidar com a instabilidade das vendas
    Por fim, é necessário ter em mente que, ao contrário de um salário fixo, as taxas de comissão de vendas não são uma “garantia de renda” mensal. Ou seja, existem meses muito promissores (como janeiro, fevereiro e março), quando aparecem várias pessoas buscando por apartamentos à venda em Limeira. Durante esses períodos de grande demanda, é possível alcançar um bom salário, mas é necessário considerar também os meses que não são rentáveis (como maio, junho e julho), e, até mesmo, alguns períodos sem nenhuma venda.
    De fato, a falta de estabilidade no mercado imobiliário é uma grande adversidade. Mas, conviver com ela não é tão difícil quanto parece, basta ter planejamento e, principalmente, organização financeira, para comprovar o quanto essa profissão pode ser lucrativa.
    Por isso, se você pretende ser, ou já é um corretor de imóveis, comece desde já a estudar e se aprofundar em planejamento financeiro. Assim, será possível estipular reservas a curto, médio e longo prazo. Esse é o maior segredo para fugir dos apertos e lidar com os imprevistos do dia a dia com disciplina e segurança.
    Além disso, o mercado imobiliário também permite que você expanda seus conhecimentos e amplifique a sua área de atuação. Afinal, um corretor de imóveis pode muito bem se especializar e passar a atuar, paralela, ou simultaneamente em outras frentes como avaliações e diagnósticos de imóveis, ou consultoria e elaboração de contratos. Quanto mais opções, mais fácil fica complementar a sua renda mensal.

    E você, gostou de descobrir como é calculada a comissão de corretagem imobiliária? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas interessadas!

 

 

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Saiba como é calculada a comissão de corretagem..."