Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão:

Sarampo: Cordeirópolis intensifica campanha em toda cidade

Município não tem casos confirmados, mas Instituto Adolfo Lutz segue averiguando dois casos. Vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde

O surto de sarampo que acontece no Brasil devido às diversas imigrações ocorridas no ano passado e no inicio deste ano ainda não fez casos em Cordeirópolis. Apesar disso, a Secretaria de Saúde intensificou a ação em todo o município através de campanhas educativas nos postos e parceria com as empresas privadas. Apesar do número negativo nos casos, o Instituto Adolfo Lutz segue averiguando dois casos suspeitos no município.

Conforme a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, todas as sete salas de vacinação de Cordeirópolis contém a vacina disponível. Ela alerta ainda, que ao procurar a unidade de saúde, o paciente teve ter em mãos sua carteira de vacinação, principalmente as crianças de seis meses a menores de um ano, e além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem ficar atentos a carteirinha de vacina de seus filhos e prevenir contra o sarampo. “As crianças devem tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”.

Nayara aponta ainda que a secretaria vem desenvolvendo diversas campanhas de conscientização, inclusive com o setor privado.

“Estamos fechando parcerias com as empresas do município, incentivando as mesmas a orientarem seus funcionários á irem ao hospital e atualizar suas carteiras de vacinação. Além disso, estamos reforçando constantemente com os agentes de saúde sobre a orientação aos moradores de cada bairro”, explicou ela.

A DOENÇA:

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. São os principais sintomas da doença.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Sarampo: Cordeirópolis intensifica campanha em toda cidade"