Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Droga Centro,

Saúde adere a medicamentos “salva vidas”

Um medicamento que irá reduzir os números de mortes por infarto agudo miocárdio diagnosticados na cidade. Trata-se do medicamento Tenecteplase, que custa cerca de R$ 5 mil cada ampola e a homologação do pregão que possibilita a compra deste medicamento será publicada nesta sexta-feira (07) no Jornal Oficial do município.
O medicamento que é chamado de “salva vidas” é implantado pela primeira vez em Cordeirópolis e a Unidade de Pronto Atendimento Municipal da Secretaria de Saúde de Cordeirópolis passará a contar ainda neste mês com o medicamento trombolítico, que irá reduzir os números. 
Com o início do inverno o aumento dos casos de infarto é evidente, desta forma, Cordeirópolis está trazendo uma inovação no protocolo do pronto atendimento municipal, já que em outras cidades da região, um medicamento similar é utilizado, porém não atinge uma ação tão precisa quanto esta.
“Este medicamento já está em estudo há 20 anos. Trata-se de um remédio de última geração, que após a sua aplicação tem um resultado mais ágil e operativo do que o antigo estreptoquinase, muito utilizado na região. É composto por uma ampola que pode ser aplicada no atendimento na ambulância, como também no pronto socorro, onde este medicamento ficará a disposição dos serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde”, informou a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.
O diretor executivo da Secretaria de Saúde, o médico Joaquim Raposo, afirmou que a iniciativa da atual administração pela inserção deste medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS) é positiva. “Temos que destacar o pioneirismo do município na aquisição desta medicação, que por sua vez, está sendo a primeira cidade da região a se preocupar com os pacientes que necessitam deste medicamento. Sendo assim, Cordeirópolis está cumprindo um papel de gestão pouco difundido em outras cidades do Estado”
Para o prefeito Adinan Ortolan,  a iniciativa coloca a saúde do município em outro patamar.
“Após a aquisição deste remédio, a saúde pública de Cordeirópolis chegará a outro patamar. Dando sequência a um atendimento de qualidade e eficácia a esses pacientes que necessitam deste medicamento especial. Visto que é um recurso avançado que poderá “salvar vidas”, declarou o prefeito municipal, Adinan Ortolan.

TROMBOLÍTICO 
No infarto, a artéria que irriga o coração fica obstruída. Com isso, o sangue não consegue levar oxigênio para o coração e o músculo cardíaco entra em necrose (morre), causando o infarto e podendo ocasionar uma parada cardíaca. O medicamento trombolítico desfaz a obstrução e a circulação no coração volta a acontecer, interrompendo o infarto.
Os pacientes poderão ter o tratamento já na ambulância, uma vez que o trombolítico é de fácil e rápida administração no veículo – apenas uma ampola é suficiente. Além disso, o uso precoce do medicamento reduz as chances de o infartado apresentar sequelas como a insuficiência cardíaca, que obriga o paciente a tomar medicamentos por toda a vida. Ou seja, além do benefício à população, a medida diminui o valor gasto com a compra de medicamentos que seriam utilizados em casos com sequelas. 
#cordeiropolis #je10 #reduçãodeinfartos


Leia Também

Deixe um comentário Para "Saúde adere a medicamentos “salva vidas”"