Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Drogaria Total - Unidade Bom Jesus I,

Saúde faz alerta para os cuidados contra a dengue

Neste ano o verão se iniciou dia 21 e junto à estação mais quente do ano, os riscos envolvendo o mosquito da dengue aumentam.
 Pensando nisso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis, alerta os moradores sobre os cuidados que devem ter contra o mosquito Aedes aegypti, sendo ele o vetor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, nesta época do ano. 
Segundo a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, neste período há mais incidência de chuvas, conhecidas como chuvas rápidas de verão. “Por conta dessas chuvas, as chances de proliferação do inseto é ainda maior, por isso estamos iniciando o trabalho de prevenção”.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, os cidadãos precisam criar o hábito de prevenção e conscientização sobre este vírus.
 “A melhor forma de preveni-lo é a higienização e limpeza dos possíveis locais de acúmulo de água. O foco domiciliar é a nossa principal preocupação porque é onde temos uma proliferação maior do mosquito. Sendo assim, sempre reforçamos a importância da participação da população no combate ao ciclo de procriação do mosquito, ou seja, em locais ou objetos que possam acumular água limpa”.
Ainda segundo a enfermeira, neste ano o município notificou dois casos de dengue, sendo eles importados.
 “O nosso objetivo é erradicar esses vírus o ano que vem, por isso desde já estamos começando novamente com esta mobilização em nosso município, pois só assim plantaremos a semente da conscientização na cabeça de cada cidadão cordeiropolense e evitaremos a epidemia em nossa cidade”, lembrou a enfermeira que também informa.
 “A pessoa que suspeitar que esteja com a doença, deve procurar imediatamente o atendimento médico em nossos postos de saúde”, finalizou.
Sintomas
– febre alta; 
– fortes dores de cabeça e atrás dos olhos;
– perda do paladar e apetite manchas, dentre outros sintomas.
Cuidados:
– realizar o armazenamento e destinação adequada do lixo; 
– não descartar lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em terrenos baldios; 
– manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada; 
– eliminar os pratinhos de vasos de plantas e caso não seja possível mantê-los limpos e escovados; 
– manter as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas; 
– manter limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos e trocar a água diariamente;
– manter piscinas sempre limpas e devidamente tratadas
#cordeiropolis #je10 #todoscontraadengue


Deixe um comentário Para "Saúde faz alerta para os cuidados contra a..."