Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Temperatura negativa: região pode ter “geadas negras”

Previsão é chegar a -3º C, segundo agências de meteorologia

O mês de julho está previsto para fechar com frio intenso e pode chegar a marcar temperaturas negativas em toda região de Campinas, incluindo Cordeirópolis. O alerta é que poderá ter “geadas negras”, que são aquelas que o produtor perde a lavoura.  “Para o dia 30 de julho, a região pode registrar entre -3 e 0 graus” alertou  o responsável do  Centro de Monitoramento Paulista, Rodrigo Possebom.

A previsão é pela passagem de uma frente fria seguida da entrada de uma massa de ar de origem polar bastante intensa, que provocará acentuado declínio nas temperaturas no centro-sul do país.

Para o estado de SP, a frente fria passará ao longo da quarta-feira, provocando chuvas em boa parte do território estadual. São esperados volumes generosos de chuva no setor sul e em parte do leste do estado, em especial no litoral (entre 20 e 30 mm). Além das chuvas, ventos de intensidade moderada a forte deverão atingir áreas mais próximas ao litoral, com rajadas ocasionais.

O intenso frio está previsto entre quinta e sexta-feira, a massa de ar de origem polar ingressa no estado, resultando em queda brusca e acentuada nas temperaturas. Já a quinta-feira deve amanhecer com temperaturas baixas em todo o estado, com mínimas esperadas para o amanhecer de sexta-feira.

Os indicativos dos modelos meteorológicos  apontam para um amanhecer com temperaturas entre 2 e 4ºC em boa parte do estado, podendo ficar abaixo disso (entre 0 e 2ºC) nas regiões de Itapeva, Botucatu, Sorocaba, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Nas faixas oeste e norte do estado, as mínimas estão estimadas em torno de 5 a 7ºC. Esse declínio representa uma queda entre 7 e 10ºC nas temperaturas, em comparação com os dias anteriores.

– Para a Região Metropolitana de Campinas, as temperaturas devem ficar em torno de 4ºC nas madrugadas de quinta e de sexta-feira, podendo ficar um pouco abaixo disso em alguns pontos da região. A velocidade dos ventos, estimadas em torno de 30 km/h na sexta-feira, poderão baixar a sensação térmica a 0ºC.

As últimas ondas de frio tiveram temperaturas de 4,2 e 4,0ºC. Anterior a isso, em julho de 2000, a temperatura mínima foi de 2,2ºC.

Acompanhe as atualizações da previsão do tempo para a região em https://www.cpa.unicamp.br/cepagri/previsao .





Leia Também

Deixe um comentário Para "Temperatura negativa: região pode ter “geadas negras”"