Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Droga Centro,

Vacina contra gripe continua sendo aplicada em Cordeirópolis

Município ainda não atingiu a cobertura vacinal

A Secretaria de Saúde continua tentando atingir a cobertura vacinal no município. Atualmente, 86,46% das pessoas do grupo prioritário foram vacinadas, sendo que a meta mínima estipulada pelo governo é de 90%. Em Cordeirópolis, todos os Postos de Saúde da Família contêm a vacina.

Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Motta, apesar de não ter atingido a cobertura vacinal a cidade ainda não apresenta nenhum caso.

“Estamos enfrentando um grande tabu por parte das pessoas ao aderir a vacina. Elas precisam entender que ao tomar a vacina elas estão se protegendo a complicações relacionadas a gripe e principalmente se protegendo com o vírus do H1N1”, explica Nayara.

Ela explica ainda, que a prefeitura vem buscando convencer a população da importância da vacina e assim garantir a meta estipulada pelo governo.

“Estamos divulgando através dos nossos agentes comunitários, salas de espera. São todos abraçando a causa e mostrando para as pessoas os benefícios da vacina”, contou Nayara.

QUEM DEVE SE VACINAR:

Conforme o Ministério da Saúde, integram o grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe.

Por: Diego Fabiano de Oliveira

 



Deixe um comentário Para "Vacina contra gripe continua sendo aplicada em Cordeirópolis"