Funcionários recebem curso de capacitação do SAMU

  • 0
  • 48 views


Com o objetivo de melhorar o atendimento prestado aos cordeiropolenses, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), juntamente com a Secretaria de Saúde promoveu esta semana um curso de capacitação aos colaboradores que atuam neste segmento. 
A atividade está sendo realizada inicialmente para enfermeiros e motoristas. Entretanto, a partir do próximo mês o curso também será oferecido aos profissionais das unidades e centros de saúde do município. No cronograma estão previstas aulas na primeira terça-feira de cada mês.
O curso trará a estes profissionais conhecimentos voltados aos primeiros socorros e a habilidade de reconhecer as situações de emergência, sua gravidade, além de prestar os primeiros socorros que a vítima necessita, prevenindo assim complicações que podem ocorrer até a chegada do paciente ao hospital. “É uma qualificação adequada e necessária aos profissionais desta área, que nos ajuda a garantir o atendimento apropriado dentro do protocolo médico permitido do SAMU. Vale frisar que estes profissionais qualificados poderão virar multiplicadores e, sendo assim, estarão aptos a ensinar outras pessoas”, ressaltou a diretora executiva hospitalar, Kelen Cristina Rampo Carandina.
As aulas acontecem no período da manhã, das 8h às 12h, no próprio SAMU de Cordeirópolis, com médicos especializados e, cada aula, conta com a participação de até 15 alunos. Nesta terça-feira (4), a aula foi ministrada pela coordenadora e médica do NEU SAMU Limeira, Adriana Mallet Toueg, que orientou os alunos em como agir numa situação em que o paciente está apresentando uma parada cardiorrespiratória. “Nesta aula explicamos os conceitos da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar e como agir em uma situação de emergência. Além de passarmos a teoria, também oferecemos a prática, onde os alunos desenvolvem e aprendem como agir diante de uma situação de urgência”, destacou a profissional.
O curso terá duração de 48 horas. Ao final os profissionais deverão fazer uma prova para a emissão da carteirinha. “A capacitação segue de forma continuada até junho. Todos deverão realizar esta prova, onde o aluno colocará os conhecimentos adquiridos neste período. Os que passarem na prova receberão a carteirinha de capacitação de suporte de vida”, finalizou a diretora.
Loja Barbosa (3)
raros-2
Prev Post Professores da Nintai são convocados para arbitrar campeonato de judô regional
Next Post Dois receptadores são presos com carga roubada de trem
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp