Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Ameaçada em extinção, palmeira juçara é encontrada na área da Represa Santa Marina

Espécie de planta será preservada e multiplicada em estufa

Juçara, este é o nome da espécie de palmeira que nos séculos 19 e 20 foi muito cultivada e consumida no interior de São Paulo. Para a surpresa do estudo ambiental ela foi encontrada em Cordeirópolis e está sendo preservada e multiplicada em estufa para voltar ao seu local de origem após a construção da nova barragem.

O trabalho de levantamento e resgate das espécies de plantas encontradas no local em que está sendo construída a Represa Santa Marina integra o programa de preservação ambiental executado para garantir a integridade do ecossistema da região durante a obra. A grande surpresa descoberta pela equipe envolvida nesta tarefa é o encontro de grande quantidade de exemplares de Euterpe edulis, popularmente conhecida como Palmeira Juçaara.

Nativa da Mata Atlântica, essa espécie de palmeira foi desaparecendo ao longo das décadas devido à intensa extração do palmito. Ela já esteve na lista das espécies criticamente ameaçadas de extinção e após longos anos de controle sobre sua exploração, atualmente ainda é considerada como espécie vulnerável. Encontrar seus exemplares representa uma bela oportunidade para a preservação e reprodução desta espécie, por isso o cuidado com a flora e a fauna são fundamentais para a continuidade da biodiversidade local. Isso ajuda a evitar que um procedimento errado coloque em risco o ecossistema local. Por isso todas as medidas estão sendo tomadas de forma minuciosa e com a supervisão da CETESB, segundo os biólogos atuantes no local.

O resgate e a preservação

O resgate é realizado de todas as formas de vida vegetal presentes nas áreas do sub-bosque da floresta para garantir que a diversidade genética local permaneça na área do empreendimento. Essas espécies são separadas, catalogadas e replicadas no viveiro, para posteriormente serem reintroduzidas nos trechos de floresta que serão preservados e restaurados para compor a Área de Preservação Permanente da represa.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Ameaçada em extinção, palmeira juçara é encontrada na..."