Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão:

Conexão JE10 – Especial “Dia da Consciência Negra” com Dhavid Godoy

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. Esta data foi restabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: “Nascer negro é consequência, ser negro é consciência”.

Este dia é dedicado de modo especial à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país. Desde o Brasil colônia até a atualidade a influência dos negros africanos foram muitas, sobretudo nos aspectos religiosos, políticos, sociais e gastronômicos. Ao longo da nossa história, as crenças, as danças, o vocabulário, a culinária, o folclore e tantas outras coisas, foram sendo incorporadas à nossa cultura.

Buscando valorizar a cultura afro-brasileira, a data é comemorada nas escolas, entidades, espaços culturais e em outros locais. E a cada dia que passa os negros vem tomando grandes papéis e representatividade na sociedade como um todo. Em forma de homenagear e representar, convidei algumas pessoas que são representatividade e que ao longo do tempo com sua garra,luta e determinação vem ocupando e destacando em nossa cidade, Estado e País.

Logo abaixo vocês terão o prazer de conhecer e saber de histórias de personalidades de nossa cidade que representam esse importante dia.

Beatriz Ventura Gonçalves -19 anos

Nascida na cidade de Rio Claro , no dia 07 de abril de 2000, com muitos sonhos e objetivos a serem alcançados. Beatriz cursa o último ano do curso recursos humanos. Mora com os pais e irmãos na cidade de Cordeirópolis.

Em uma de suas falas Beatriz diz “Me considero uma pessoa batalhadora, que corre atrás do que quer e suporta as barreiras, sou amorosa e companheira”.

Um dos seus maiores sonhos é viajar para todos os lugares que tem vontade e tentar ao menos retribuir metade do que meus pais me deram e dão.É grata pela vida, pela família, pelos amigos e por todas as oportunidades que chegam e chegarão até  mim.

Ao longo de nosso bate papo perguntei para Beatriz o que significa para ela o dia da Consciência Negra, para ela, a “consciência negra representa luta, posição dos negros na sociedade, sofrimento. É um dia para se refletir sobre a história e a importância do povo negro, pois merecem com toda certeza serem valorizados e amados por todo esforço que fizeram para que fossem aceitos na sociedade e pelo reconhecimento de sempre lutarem para o fim da discriminação. A importância desse povo vai mais além seja na formação social, histórica e cultural de nosso país.”

Natalia Carolina do Amaral – 25 anos

Formada em Logística pela Anhanguera -Polo Cordeirópolis, Bailarina do Núcleo Fazendo Arte, 1°Princesa do Carnaval em 2020, Negra Dourada categoria Miss Plus Size 2018 já participou de diversos festivais do país, como já recebeu inúmeras premiações. Teve o prazer de participar de dois Workshop de dança com os coreógrafos do Faustão. Seu maior sonho é dançar no quadro do programa do Faustão “Ding Dong”.

Em nossa conversa, perguntei a Natalia o que a data representa na vida dela, e ela diz: “Despertar do entendimento de que os negros são desvalorizados desde o período da escravidão e para mudar esta condição é necessário que estejam inclusos em programas educacionais e projetos de políticas públicas para que haja a reversão deste quadro de desigualdade sociocultural. Os negros tem que entender que tem direito de participar de todos programas coletivos  como faculdade,teatro,novela,grupo de dança entre outros.

Thiago Pires-26 anos

Jogador de Futebol

Um pouco de sua história:

Thiago começou a treinar futebol com cinco anos de idade, através do incentivo de sua mãe e da avó, seu crescimento foi por causa do esporte, Thiago fala: “e graças a isso não tive tempo de me envolver com coisas erradas mesmo morando em bairros que tinham muito acesso a isso, já na escola fui um pouco elétrico” contou sorrindo .

Cresceu no Jardim Eldorado e no bairro da estação Fepasa e hoje é morador do Jardim Cordeiro, é estudante de Educação Física, YouTuber, e atleta amador de futebol em destaque na região, onde  disputa campeonatos em cidades como Campinas, Santa Barbara, Limeira entre outras.

“ Sou feliz  pela pessoa que me tornei, sempre rodeado de pessoas de bem que fez muito a diferença, o ambiente foi essencial para meu crescimento como atleta e pessoal. A cidade de Cordeirópolis me ajudou muito para que me tornasse o homem que sou”, destacou Thiago.

Para Thiago o dia 20 de Novembro representa “ Um dia especial, onde se reconhece que o negro faz parte da sociedade como um todo, creio que não deveria existir este dia pela história que temos e deveríamos ser reconhecidos de uma forma diferente, que fôssemos mais respeitados em todos os sistemas, quesitos e muito mais. Em pleno século 21 ainda existe o preconceito, é lamentável,  mas a cada dia o negro está chegando ao topo e espero que sejamos ainda mais, depende somente de nós.”

E seu maior sonho é ser treinador de um grande clube nacional e internacionalmente conhecido.

Jenifer Rhayelly Corrêa de Andrade 20 anos.

Um pouco de sua história:

“Sou uma menina normal que sonha alto, sempre vou em busca dos meus propósitos, sou determinada, não gosto de injustiças, nasci em Ipanema, Minas Gerais. Moro com a minha mãe, meu pai e meus dois irmãos.Em Cordeirópolis moro há 14 anos.”

Jenifer é recém-formada em comércio exterior, pela Faculdade Claretiano, Rio Claro. Com esforços e estudo prestou o vestibular e passou. Fez outra prova e conseguiu a bolsa 100%, onde arcou apenas com a transporte.

Um dos seus sonhos: “Pra mim a palavra sonho é muito caracterizada, pois assim parece algo inalcançável, o que eu tenho são objetivos, ser poliglota, pois estou concluindo meu curso de inglês, estou fazendo espanhol, pretendo fazer francês e italiano para exercer a minha profissão com êxito e perfeição. Pretendo trabalhar naquilo que eu goste e assim dar uma estabilidade melhor para a minha família. Meu sonho é viajar o mundo sou fascinada por outras culturas, e poder ajudar quem necessita.”

Para ela “o dia 20 de novembro nada mais é que o dia que o zumbi dos palmares, conseguiu libertar os escravos como todo mundo sabe, mas muito além disso, foi o dia que os negros passaram a ser mais respeitados, tanto homens quanto mulheres, eles tiverem o direito de ir e vir, poder frequentar lugares que os brancos tinham acesso. Hoje um negro pode ser doutor, advogado, juiz e até presidente. Não só para mim, mais todos negros ficam felizes por estarem cada vez mais ganhando espaço na sociedade. Esse dia é sim muito importante, pois simboliza o que eu sou! E o que diversas pessoas também são! Aliás todos tem sangue negro, não importa a cor ou raça somos iguais e nada mudará essa ideologia.” relatou Jenifer.

Enfim o intuito dessa matéria é valorizar e enaltecer cada vez mais os talentos e personalidades fortes que temos na  cidade, e valorizar cada um deles  foi com muito prazer e felicidade e saber que existem  muitas crianças, jovens, adultos e idosos negros que fazem a DIFERENÇA.

 

Dhavid Godoy, 19 anos, estudante de Direito, morador do bairro Jardim Eldorado. Colunista voluntário do JE10.

Seu contato  pelas redes sociais – Instagram – @gdhavid

 

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Conexão JE10 – Especial “Dia da Consciência Negra”..."