Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis ganha cidade-irmã na Itália, terra natal de muitos imigrantes em Cascalho

Municípios brasileiro e italiano estreitam e unem os laços culturais e históricos das famílias

Bairro de Cascalho, pequeno bairro rural de Cordeirópolis já é reconhecida regionalmente pela tradição italiana, vinda dos imigrantes que chegaram no século passado, e mantém a preservação da herança cultural.

A boa notícia é que estão selando acordo de cidades-irmãs junto ao município italiano de Godeba di Sant’ Urbano, que é a terra natal de inúmeras famílias que residem no bairro de Cascalho.

De acordo com o presidente da Associação Trevisani nel Mondo, Paulo Adalberto Peruchi, este acordo é mais uma conquista entre e associação e poder público para as famílias imigrantes.

“A Associação buscou parceria com a Prefeitura Municipal  através de uma família que tem contato direto na cidade, e daremos apoio técnico, já recebemos a carta com sinal verde, agora seguem outros trâmites burocráticos para oficializar o gemellaggio”, explicou Peruchi.

De acordo com Peruchi, após os trâmites burocráticos serem finalizados, será divulgado os procedimentos a serem seguidos.

Cidades-irmãs

O ‘Patto di Gemellaggio’ ou pacto de cidades-irmãs tem o objetivo de aumentar o intercâmbio entre localidades que têm pontos em comum. Por meio do incremento de tais afinidades, surgem oportunidades de negócios, enriquecimento cultural e proximidade entre os municípios. Neste caso, Godeba di Sant’ Urbano  e Cordeirópolis estão unidas por meio de inúmeras famílias que nasceram na Itália, migraram para o bairro de Cascalho e se multiplicaram.

Esses convênios de irmandade representam base formal e legal para o estabelecimento de eventuais acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, e atendimento à comunidade oriunda do país ou região da cidade-irmã.

Para o prefeito Adinan Ortolan, que também é descendente de família italiana, é gratificante esse elo com a cidade de suas origens.

“ Faço parte dessa imigração italiana, e saber que teremos esse vínculo com a cidade de minhas origens é gratificante, além de ser mais uma oportunidade aos jovens que quiserem realizar futuramente um intercâmbio”, destacou o prefeito.

Essa medida visa estreitar os laços culturais entre as duas cidades e promover a integração entre os povos.

Godega di Sant’Urbano 

Godega di Sant’Urbano é uma comuna italiana  da região de Vêneto, província de Treviso. De acordo com dados publicados em 2011 via Wikipédia, a pequena cidade tinha aproximadamente seis mil habitantes. Estende-se por uma área de 24 km², tendo uma densidade populacional de 248 hab/km². Faz fronteira com Codobné, Colle Umberto, Cordignano, Gaiarine, Orsago, San Fior.

Veja abaixo a carta de gemellagio.

Prefeito Municipal de Cordeiropolis (1)

 

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis ganha cidade-irmã na Itália, terra natal de..."