Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis investe em mais estrutura de combate a Covid -19

Cordeirópolis investe em mais estrutura de combate a Covid -19

Locação de mais respiradores, aumento de leitos, e mudança de protocolos de atendimentos são algumas medidas anunciadas pelo prefeito e equipe de saúde

“Já estamos com três mil casos, e é preocupante. Precisamos cuidar ao máximo da cidade, mas confesso que está sendo cansativo em ver tantas pessoas desrespeitando os cuidados básicos de prevenção. No ritmo que estamos, devemos chegar até o final do ano em mais cinco mil contaminados e muito mais que 35 mortos, e não quero que chegue, peço que se cuidem, pois não temos onde mandar os pacientes que precisarem de UTIs”, alertou o prefeito já no início da live.

Na manhã desta quinta-feira (18) , o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan (MDB) através de uma live na página da Prefeitura anunciou novos procedimentos a serem executados no município em combate ao novo coronavírus. Um dos anúncios é que a cidade não entrará em lockdown, por acreditar que a cidade está próxima de outras cidades.

“ Fase emergencial do estado, está há quatro dias apenas, e ainda não tem como dimensionar o resultado disso, temos que esperar cerca de 10 a 15 dias para verificar se efetivamente é necessário ampliar ou não as restrições de fechamento”, explicou o prefeito.

Uma das medidas segundo Ortolan, foi aumentar um espaço com mais leitos, onde foram instalados mais três novos leitos de UTIs, além de dois respiradores que já estão funcionando foram locados mais oito respiradores, onde cinco deles serão encaminhados ao hospital de Limeira para o atendimento dos cordeiropolenses a serem internados.

“Cogitamos em montar um hospital de campanha na cidade, porém temos um impeditivo muito forte, a falta para comprar oxigênio, portanto, nada adiantaria ter equipe e não ter o principal, pois as empresas estão atendendo apenas a demanda contratada, onde temos apenas para atender do pronto atendimento”.

O atendimento aos infectados que é realizada via telemedicina (internet), dependendo do caso do paciente, passará a receber atendimento presencial, onde será aberta a segunda unidade junto a UPAM para esse atendimento específico, com monitoramento diário, de acordo com a situação de cada paciente, e para isso teve a contratação de mais um médico intensivista.

“Percebemos que uma parte significativa de pessoas com Covid pioraram por não procurar o hospital, e por receio não revela a real situação e os sintomas que ela está, com isso com esse atendimento precoce queremos diminuir essa gravidade”, disse Ortolan.

Média de 35 casos positivos diariamente

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, informou durante a live que a cidade está registrando uma média de 35 novos casos positivos diariamente, sendo que na terça-feira (16) foram 50 em 24hs. Cerca de 70 exames são encaminhados ao laboratório da USP em Pirassununga e desses, cerca de 35 confirmam positivos.

“Já testamos 54% da população, mas estamos num momento que precisamos de muita união e oração e principalmente a colaboração da população”, afirma Jordana.

Exames preventivos

A secretária destacou ainda que foram mudadas as abordagens devido a nova realidade dos sintomas e serão ampliadas a partir da faixa etária dos 50 anos e de acordo com os sintomas de cada paciente um novo protocolo com exames mais amplos serão realizados de forma domiciliar. Estes exames eram realizados apenas em idosos e pessoas com comorbidade.

Outro detalhe que a secretária mencionou foi que os hospitais também não tem vagas de leitos clínicos para outros tipos de atendimentos, além de Covid.

Vacinas

De acordo com o prefeito, o município, entrou em processo licitatório através de consórcios para a compra das vacinas.

Segundo a diretora de Atenção Básica, Bruna Carvalho, até o momento, foram aplicadas 2.450 doses, e Cordeirópolis está adiantada diante do calendário do estado, portanto, ela reforça para que seja feito o cadastro no site da Prefeitura, que serve para agendar a vacina e evitar aglomeração nos postos, além ainda que os agendados sigam o horário que foi marcado para tomar a vacina.

A live completa pode ser acompanhada pelo link: CLIQUE AQUI.

Lista Telefônica online

Precisa ligar para o Posto de Saúde e não sabe o número? Baixe o aplicativo AcheAki.

📲 – Play Store

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis investe em mais estrutura de combate a..."