Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Cordeirópolis transforma 265 toneladas de entulho em material reutilizado

Programa ambiental coletou este montante em apenas quatro meses

Com descarte correto de entulhos, todo material pode ser transformado e toneladas deixam de ser descartadas na natureza. É com este intuito que foi criado  o programa “Grão de Areia”, pela Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis, onde já avançou na gestão dos resíduos sólidos e, consequentemente, nas melhorias ambientais. Esses avanços tiveram algumas pautas e ações essenciais, como o serviço de britagem e reutilização de todo entulho recolhido no município, a criação da Lei que disciplina a gestão do entulho, a constituição do Pelotão Ambiental e outros serviços que trazem benefícios para o meio ambiente e para a cidade.

O processo de britagem de todo entulho recolhido pela Prefeitura é um serviço de extrema importância. Todo o material é encaminhado diariamente para uma área licenciada, onde é o ecoponto da cidade. Após triados, são triturados e reutilizados na manutenção das estradas rurais e aterramentos do município. Desde dezembro de 2019, o consórcio CONSAB já triturou cerca de 265 m³ de entulho gerado em Cordeirópolis.

“Com essa ação, teremos menos resíduos acumulados em terrenos baldios e menos poluição ambiental, além de podermos reaproveitar o material descartado fazendo serviços importantes para a população”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra.

Dutra ainda lembrou da importância da criação deste programa em Cordeirópolis. “Para a continuidade, é importante que a população se conscientize e realize o descarte correto dos entulhos. Até 1m³, eles podem ser deixados nas calçadas para a Prefeitura fazer o recolhimento (sem misturar com outros resíduos, como materiais recicláveis, orgânicos e móveis) ou levados até o ecoponto da cidade. Acima de 1m³ de entulho, é necessário contratar o serviço de caçamba para a correta remoção do material”, reforçou Joaquim.

Atualmente, a Prefeitura de Cordeirópolis possui três empresas autorizadas a realizarem o serviço de coleta e destinação final de entulhos gerados pelos munícipes. Confira os telefones de cada uma:

SOLURB – Soluções Urbanas Ltda, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 217, Vila Nova Brasília, Cordeirópolis. Telefone: (19)3545-1411;

Caçambas – Kata Entulho: (19) 3524-4226 Rua 4, nº10, Jardim Donângela, Rio Claro;

Caçamba Verde – Gestão de Resíduos Inertes – Rod. Fausto Santomauro, S/N – Rio Claro: (19) 3557-2363 ou (19) 9.9786-1014





Leia Também

Deixe um comentário Para "Cordeirópolis transforma 265 toneladas de entulho em material..."