Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Coronavirus – Veja o que abre e o que fecha durante quarentena em Cordeirópolis

Sistema delivery será a opção aos comerciantes 

Na tarde de segunda-feira (23) o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan fez uma live onde relatou sobre o decreto do Governo do Estado no que se refere a quarentena que valerá a partir desta terça-feira (24) e prossegue até 07 de abril em todo o Estado de São Paulo. A cidade de Cordeirópolis seguirá este decreto pelo governador João Dória.

Para saber o que abre e fecha, ele dividiu em três etapas sendo: a primeira ao cidadão comum, a segunda aos empresários, empreendedores e comerciantes e a terceira ao funcionário público, pois houve algumas mudanças. O Portal JE 10 traz os detalhes que devem ser seguidos.

Cidadão Comum

Ortolan explica que o cidadão que trabalha em empresa que estiver inserida no ramo que devem fechar (lista abaixo), esses devem ficar de quarentena em casa e seguir o decreto. Já as indústrias irão continuar, porém o seu deslocamento deve ser restrito de casa para o trabalho e deve seguir todos os cuidados. Todos devem sair apenas para compras essenciais como comida e remédio.

Para intensificar na prevenção aos cuidados e impedir saídas desnecessárias, a partir desta terça-feira (24) haverá em determinados horários e locais da cidade, ações em conjunto com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Pelotão Ambiental para orientar os que saem sem necessidade.

“Por estarmos em estado de calamidade pública, e através do decreto estadual, isso dá o direito da polícia interromper a pessoa de sua locomoção, portanto estamos orientando a não sair de casa sem necessidade”, explicou Ortolan.

Os atendimentos médicos que não são de urgência também estão sendo suspensos, como consultas e exames de rotina, e serão atendidos somente pessoas que fazem tratamentos mais intensivos e necessitam de atendimento.

“Para não deixar totalmente sem atendimento, a Prefeitura fará o teleatendimento, onde foi contratado um médico que atenderá com vídeo conferência, via aplicativo de celular ou ligar para falar com o médico. Sábado teremos mais vacinação aos idosos contra gripe no mesmo sistema drive-thru (sem o idoso precisar descer do carro).”

Comércio

A partir desta terça-feira, todo e qualquer estabelecimento que tenha atendimento presencial, inclusive a Prefeitura deverão estar fechados. Comércio como bares, lojas de varejo, roupas, celulares, informática, hotéis e motéis, salões de cabeleireiro, manicure e estética em geral; baladas, chácaras de recreio, boates; estabelecimentos de qualquer tipo de ensino, parques, academias e lan houses, essas todas devem permanecer de portas fechadas.

O sistema delivery pode ser usado para entrega de alimentos pelos restaurantes, lanchonete, padarias, supermercados, entregas de água e lojas de material de construção evitando assim aglomerações.

Prefeitura

Os atendimentos sociais como: Secretaria da Mulher, CREAS, CRAS, também estarão abertos para atender a população carente. Já os departamentos esportivos, lago, central de atendimento estarão fechadas e trabalhando de forma interna. Procon, PAT e Ouvidoria via telefone. O SAAE por ser um serviço essencial continua com atendimento.

“Pra quem não tem a conta em débito automático, o vencimento será prorrogado para 60 dias, sem juros e sem correção monetária, fizemos isso para que a pessoa fique em casa”, explicou Ortolan em sua live.

O que ficam abertos

Veja a lista de estabelecimentos que ficarão abertos:

Indústrias; Segurança pública e privada; Limpeza pública; Hospitais e clinicas; Farmácias; Lavanderias; Supermercados; Feira livre (evitar aglomeração); Padarias (sem atendimento nas mesas) apenas delivery ou drive-thru; Açougues;Transportadoras; Postos de combustíveis; Oficinas de automóveis; Transporte público; Pet shop; Bancas de jornais; Bancos e Lotéricas (estes devem se atentar às regras para evitar aglomeração).

Funcionários Públicos

De acordo cm o prefeito cada secretaria tem a sua realidade e demanda de serviços, portanto, nem todas estarão com serviços totalmente completos. Na educação estará funcionando apenas a entrega de alimentos às famílias carentes. Os alunos que tem o ticket do vale transporte a ser entregue, não precisará levar. E o recesso dos professores e férias será adiantado. O foco está sendo na saúde como relata Ortolan.

“Estamos equipando o nosso hospital, adquirimos novos aparelhos para poder atender a população. Estamos vivendo um momento sério e precisamos nos unir, não é momento de ver oposição e situação, a conscientização humana está de fronte a uma grande ameaça, principalmente aos nossos idosos, peço aos jovens que pensem nos idosos e nas pessoas que sofrem com doença mais grave e que podem ser afetadas por esse vírus”, finalizou em sua live.

Leia na íntegra o decreto: decreto-quarentena





Leia Também

Deixe um comentário Para "Coronavirus – Veja o que abre e o..."