Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Droga Centro,

Estrutura metálica é instalada na Câmara

Desde o mês de julho, os serviços no prédio da Câmara Municipal de Cordeirópolis seguem de forma contínua, segundo informações da assessoria da Câmara. 
Várias etapas já foram concluídas, e outras ainda serão. Nesses quatro meses de obras foram feitos reparos na cobertura, calhas, impermeabilizações, tubulações de água pluvial, calçada externa, forro e piso. 
As informações são do engenheiro Juliano Forti, da empresa Valente Sistema Construtivos Ltda. Ele foi responsável pela execução do projeto de arquitetura, e atualmente é quem fiscaliza a obra.
De acordo com Forti, grande parte dos problemas estavam nos complementos das coberturas – ou seja, nas calhas e rufos. 
“Estavam mal dimensionados. Sem dizer que o prédio enfrentava problema de impermeabilização das fundações e jardins”, conta. E algumas falhas comprometiam a estrutura do prédio. “Encontrava-se com risco de pane na parte elétrica, curto circuito e queda do forro. Além de acidentes devido ao piso molhado durante as chuvas”, fala o engenheiro.
Estruturalmente, Forti revela que não haverá mudanças tão visíveis. A não ser a colocação de uma estrutura metálica, cuja função será independente. A instalação ocorreu nesta manhã. “A estrutura vai impedir a entrada das águas provenientes de chuvas, as quais alagavam o hall das salas dos vereadores e também o estacionamento. 
Ela terá uma cobertura transparente”, comenta. Agora, restarão outras execuções, como, a pintura, assentamento de pisos e forro e uma revisão geral das partes elétrica e hidráulica. 
O engenheiro explica que as melhorias que estão sendo executadas proporcionarão um menor custo de manutenção. E não é só isso. Falhas estão sendo corrigidas. Exemplo disso é o sistema de para-raios, que não existia. “Agora será eficiente e de acordo com as normas”, diz. 
O elevador que estava inoperante será reativado com alguns serviços de manutenção. Todo esse conjunto de melhorias possibilitará a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O prédio não possuía esse documento.
Previsão para término da obra é em dezembro.
Retrospecto
Como é sabido, o prédio da Câmara de Vereadores de Cordeirópolis foi inaugurado em dezembro de 2010, mas só foi ocupado cinco meses depois. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 4 milhões. 
Em agosto de 2012, a Justiça decretou sua interdição. No entanto, a liberação para reforma ocorreu em fevereiro do ano passado. Foram abertas, então, duas licitações para colocar o prédio novamente em funcionamento – projeto de arquitetura e execução dos serviços. 
Até que o prédio esteja apto a receber novamente todas as atividades legislativas, os trabalhos seguem divididos. São ocupados três imóveis: as sessões ocorrem no Centro de Convivência do Idoso, que é emprestado pela prefeitura; imóvel alugado para os vereadores e seus assessores; e uma casa alugada para a presidência e secretaria da Câmara.
 


Deixe um comentário Para "Estrutura metálica é instalada na Câmara"