Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Droga Centro,

Falta de chuva prejudica agricultura em Cordeirópolis

Agricultores relataram perda de produto e desdobramento para manter colheita

Os mais de 50 dias sem chuvas em Cordeirópolis, afeta também os agricultores da cidade. A perda de produtos e uma colheita mais fraca prejudicam o setor neste período de estiagem.
Uma das categorias mais afetadas são as folhas que envolvem hortaliças como alface, rúcula e verduras em gerais, pois exigem uma quantidade maior de água. E diante de um tempo seco e com expectativas de chuvas somente para agosto, os produtores se adequam para manter suas hortas. Mas, o agricultor Vantuiu Moreira, nos conta que já teve prejuízos durante este período.

“Já perdi uma colheita de alface neste ano devido ao sol intenso e tive que montar uma cobertura que protege 30% do sol. Estou irrigando mais vezes durante o dia, a vantagem é que está frio e a terra fica úmida e conseguimos colher alguma coisa”, explicou Vantuiu.As chuvas devem pairar sobre Cordeirópolis na próxima semana. Conforme o Climatempo, está prevista chuvas na segunda-feira (30), terça-feira (31) e quarta-feira (1).

Apesar disso, a primeira chuva não deve ser muito comemorada entre os agricultores,já que a mesma é considerada ácida e prejudica as plantas.

“Esta chuva contém toda a poluição acumulada e podem trazer doenças para a colheita como a ferrugem. Neste ano, tive perda também em minha colheita de couve flor devido à grande quantidade de caminhões que passam e levantam o pó e que prejudica as hortaliças e legumes”, explicou a agricultora Maria Donato, que está a 25 anos no setor.

AS AÇÕES DA PREFEITURA NO SETOR
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável,a administração oferece cursos que contribuem para o desenvolvimento do produtor e que preparam os mesmos para os mais diversos tipos de situação.

“A prefeitura tem buscado sempre cursos que desenvolvam novas técnicas e novas tecnologias, para que o pequeno produtor e o agricultor de médio porte possam minimizar essas percas, que eles consigam desenvolver melhor essa produtividade e escoar. Temos muitos produtores também da agricultura familiar que fornece produtos para a nossa merenda escolar e que são de qualidade”, explicou Maiko Zorzo, que é coordenador de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Ainda de acordo com ele, os munícipes podem usufruir também da Feira do Produtor que acontece todas as terças e quintas-feiras na praça do Jardim Bela Vista e no Planalto respectivamente.

Por: Diego Fabiano de Oliveira



Deixe um comentário Para "Falta de chuva prejudica agricultura em Cordeirópolis"