Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Drogaria Total- Bom Jesus II, Drogaria Cordeirópolis,

Levantamento da Saúde registra 32 novos casos de câncer em 2017

Números são de casos que procuraram atendimento da rede SUS

O crescimento do número de casos de câncer em Cordeirópolis vem preocupando a Secretaria de Saúde do município. Em 2017, entraram mais 32 pessoas com o diagnóstico da doença.  Casos esses que são atendidos pela rede do SUS, sem contar os casos que são atendidos pela Acorac, que são em média de 150, e os que vão por sistemas particulares ou planos médicos. O Portal JE10/Jornal Expresso conversou com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, com o objetivo de entender a atual situação do município e projetos adotados pela pasta.

Conforme a secretária, os tipos de casos mais comuns no município são os cânceres de mama, próstata e intestino.  Sendo que, o público mais afetado pela doença são os idosos acima de 60 anos, pois, dos 32 casos registrados, 21 pessoas são dessa categoria. A secretária, alertou sobre a importância do diagnóstico e o quanto a administração vem investindo neste tipo de exame de prevenção.

“Com a facilidade atualmente em realizar o diagnóstico, onde houve um grande investimento em exames de média e alta complexidade, percebe-se, que esses exames foram mais utilizados. Tudo isso, pelo fornecimento de ações que façam a prevenção para concluir ou iniciar um tratamento. A possibilidade de cura é muito alta desde que tenha feito realizado os exames precocemente”, explicou Jordana.

Ao ser identificado com a doença, o paciente recebe apoio juntamente do SUS que conta com hospitais específicos da região para o combate de diversas formas da doença como o Centro de Oncologia de Limeira, Hospital dos Fornecedores de Piracicaba dentre outras unidades da região.

“O suporte é feito no diagnóstico, em uma quimioterapia, radioterapia, procedimentos cirúrgicos seja qualquer situação. O paciente receberá o suporte do SUS. Sendo que, aqui dentro de Cordeirópolis prezamos pela agilidade deste tratamento”, detalhou Jordana.

Diante da situação, a secretária anunciou um plano de políticas de saúde para os idosos. A ação, visa integrar todas as secretarias para a elaboração.

“Observamos que os nossos munícipes estão vivendo mais também, com isso juntamente com o conselho do idoso e as nossas secretarias entendemos que é necessário a criação deste plano para que possamos prosperar e buscar uma melhor qualidade de vida”, concluiu Jordana.

SITUAÇÃO NO BRASIL:

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que no Brasil 600 mil novos devem ser registrados em 2018. Sendo o mais comum no país é o câncer de pele não melanoma, seguido por câncer de próstata e de mama.

A instituição reforça ainda, que o câncer tem cura, sendo de suma importância o combate através de exames preventivos.

Por: Diego Fabiano de Oliveira



Deixe um comentário Para "Levantamento da Saúde registra 32 novos casos de..."